Catanduva

Sesc Catanduva divulga programação do Festival de Aprender

De 2 a 4 de março (sexta a domingo), todas as 39 unidades do Sesc na capital e demais cidades do estado de São Paulo vão sediar a segunda edição do FestA! – Festival de Aprender, com mais de 500 atividades entre oficinas, ateliês para a família, palestras, encontros, bate-papos, feiras, vivências e demonstrações artísticas. O evento é voltado para públicos de diversas faixas etárias e diferentes interesses, uma ótima oportunidade para iniciar uma atividade ou hobby, ou mesmo se aperfeiçoar em técnicas artísticas, tecnológicas ou artesanais. A programação é inteiramente gratuita.

Sob as mais diversas temáticas, o Sesc São Paulo vai oferecer oficinas de desenho, fotografia, pintura, artes gráficas, audiovisual, games e fabricação digital. Nas artes têxteis, interessados em costura criativa, bordado, crochê e estamparia vão conhecer novas técnicas de customização. Adeptos da robótica terão a oportunidade de desenvolver protótipos autônomos de linha de produção, peças com uso de materiais recicláveis e até participar de um minicampeonato de robôs, tudo de forma muito lúdica.

Para participar do FestA!, há três formas de acesso, a depender de cada atividade: inscrição antecipada pelo Portal Sesc SP, a partir do dia 22 de fevereiro; retirada de senhas no dia e local da atividade, com 30 minutos de antecedência; livre acesso.

O FestA! tem por objetivo estimular o público a realizar ações em artes visuais e tecnologias, ao mesmo tempo em que dá visibilidade à programação de cursos livres e de curta duração oferecidos pelo Sesc, cuja oferta tem crescido cerca de 40% ao ano.

O Sesc Catanduva recebe 8 atividades do FestA!, nos dias 3 e 4 de março. Um dos destaques é a oficina de Costura: Técnicas de Upcycling, com Kajsa Salles. O processo consiste em reaproveitar produtos e transformá-los em coisas úteis novamente e o foco da oficina serão as peças de roupa. Utilizando técnicas de desconstrução, reconstrução e costura à mão e à máquina, elas serão revitalizadas.

Na atividade Amigurumi: Cacto em crochê, a artista têxtil Natália Nogueira vai ensinar este feito artesanal milenar que possibilita criar infinitas peças decorativas e utensílios artísticos para desenvolver cactos, utilizando a técnica japonesa conhecida como amigurumi, que tridimensiona o crochê.

Para quem quer aprender a confeccionar o seu próprio caderno, a artista visual Luciana Miyuki ensina desde técnicas simples, como dobras e cortes em uma única folha de papel, até mesmo a criar em estrutura sanfonada e dobraduras mais sofisticadas.

No Sesc Rio Preto serão 11 atividades entre o sábado (3) e domingo (4). As artesãs Cássia Franco e Noemi Marques unem as técnicas de jardinagem e ilustração botânica para ensinar a confeccionar um kokedama, arranjo japonês feito com musgo. É a oficina Arte Botânica. Os participantes também irão desenhar a espécie de planta escolhida com lápis, grafite ou aquarela.

Para quem é mais radical, a oficina Velocímetro para Carrinho de Rolemã ou Skate vai ensinar a construir um dispositivo que permite saber, em tempo real, a velocidade que se atinge ao andar com estes ‘brinquedos’ pelas ruas e parques. Os dispositivos utilizam controladores modelo Raspberry Pi 3, tela de lcd e conexão wireless com internet. Sob orientação de Fernando Augusto Masquio, a oficina também vai abordar conceitos de programação de computadores, banco de dados, gambiarra, cultura maker, estética hacker e impressão 3D.

Adultos e crianças vão poder construir suas próprias fantasias no ateliê Asa de Borboleta, Rabo de Dinossauro – Confecção de Fantasia. A partir de retalhos de tecidos, Ana Botello ensina diferentes técnicas como costura, colagem e pintura.

PROGRAMAÇÃO CATANDUVA

Oficina
Encadernação
Nessa oficina, os participantes terão a oportunidade de confeccionar seu próprio caderno, a partir de técnicas de dobras e cortes em uma única folha de papel. Cada um poderá exercitar sua criatividade, utilizando desde a tradicional estrutura sanfonada até dobraduras mais sofisticadas.
Com a artista Luciana Miyuki

3 e 4/3
Turma 1: Sábado, das 13h às 18h
Turma 2: Domingo, das 13h às 18h
16 anos

Inscrições a partir de 22/2, às 14h, em sescsp.org.br/festa
15 vagas

Amigurumi: Cacto em crochê
Prática milenar, o crochê é utilizado para a criação de infinitas peças e projetos artísticos. Nessa atividade o público poderá conceber um cacto de decoração. Para a criação do enfeite, será empregada uma técnica japonesa conhecida como amigurumi, que consiste em tridimensionar o crochê.
Com a artista têxtil Natália Nogueira

3 e 4/3
Turma 1: Sábado, das 14h às 18h
Turma 2: Domingo, das 14h às 18h
12 anos
Inscrições a partir de 22/2, às 14h, em sescsp.org.br/festa
15 vagas

Demonstração
Desenvolvimento de Escultura e Produção

O público poderá conferir o passo a passo da criação de esculturas de massa de modelar, presentes no universo das histórias em quadrinhos, videogames e filmes de ação. A apresentação mostrará noções de medidas, formas, movimento, volume e detalhamento de uma escultura.
Com Wesley Iguti, especialista em computação gráfica 3D

3 e 4/3
Sábado e domingo, das 10h às 18h
Livre
Acesso livre

Oficina
Costura: Técnicas de Upcycling
Com Kajsa Salles
3 e 4/3
Turma 1: Sábado, das 10h às 14h
Turma 2: Domingo, das 10h às 14h
12 anos
Inscrições a partir de 22/2, às 14h, em sescsp.org.br/festa
20 vagas

Captura e Edição de Videoclipe
Com Silvério Cardeliquio
3 e 4/3
Turma única
Sábado e domingo, das 14h às 18h
16 anos
Inscrições a partir de 22/2, às 14h, em sescsp.org.br/festa
16 vagas

Cartonagem
Com Luiz Massé
3 e 4/3
Turma 1: Sábado, das 14h às 18h
Turma 2: Domingo, das 14h às 18h
12 anos
Inscrições a partir de 22/2, às 14h, em sescsp.org.br/festa
20 vagas

Vivência
Programação para Crianças
Com Digo Educação Maker
3/3
Sábado, das 10h às 14h
7 anos
Acesso livre

Brincando com o Som – Makey Makey
Com Digo Educação Maker
4/3
Domingo, das 10h às 14h
7 anos
Acesso livre

Da Redação
Foto – Divulgação/Sesc

 

Clique para Comentar

Deixe uma resposta

Topo