Educação

Senac Catanduva oferece novas turmas do programa Aprendizagem para o primeiro semestre

O Senac São Paulo promove o programa Aprendizagem, capacitação profissional pela qual jovens podem ter sua primeira experiência no mercado de trabalho. O curso é gratuito para as empresas e os aprendizes matriculados e a inscrição do aluno é feita pela empresa em que ele atuará como aprendiz em paralelo às aulas. Em 2016, foram atendidos aproximadamente 20 mil jovens em todo o Estado.

O Senac Catanduva está com inscrições abertas para duas turmas do programa para o primeiro semestre, nos seguintes títulos: Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos, Serviços Administrativos em Instituições de Saúde, Serviços de Supermercados e de Serviços de Vendas, sendo uma delas prevista para 27 de fevereiro e a outra para 17 de abril.

A carga horária do programa é de 1.560 horas. O Senac vai oferecer a parte teórica (480 horas), gratuita tanto para o aluno quanto para a empresa que matricula seu aprendiz e promove a parte prática.

Murillo Michel, gerente do Senac Catanduva, ressalta que na Aprendizagem, os alunos ainda realizam um projeto integrador, um estímulo para que o aluno encontre soluções para situações-problema, propiciando as condições de um aprendizado amplo e significativo. “O projeto permeia todo o curso e se desdobra em torno de um tema definido em conjunto com a turma. Eles são estimulados à pesquisa, análise crítica, reflexão e investigação, visando ao desenvolvimento das competências previstas no perfil profissional de conclusão”, explica.

Ao integrar-se ao programa, a empresa, além de cumprir seu papel legal de contratante do aprendiz, é convidada a compartilhar experiências como parceira do Senac e atuar no processo de transformação do jovem, dando oportunidade de trabalho e o ajudando na construção da sua vida pessoal e profissional.

As informações sobre como participar do programa estão reunidas na página www.sp.senac.br/aprendizagem. A empresa deve contatar a unidade do Senac Catanduva, que fica na Rua Santos, 300 – Centro, para verificar os prazos de inscrições e documentos necessários.

Programa Aprendizagem

O programa é uma formação técnico-profissional vinculada à Lei da Aprendizagem, nº 10.097/2000, ampliada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005, que determina que todas as empresas de médio e grande porte contratem um número de jovens de 14 a 24 anos incompletos equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários, assegurando a eles sua formação, ou seja, aprendizes.

“No âmbito da lei, aprendiz é o jovem que estuda e trabalha, recebendo, ao mesmo tempo, formação teórica e prática, sob a orientação de uma entidade qualificada. Ele precisa estar frequentando escola regular, caso não tenha concluído o ensino médio”, explica Erleni Andrade, coordenadora do programa Aprendizagem no Senac São Paulo.

 

Da Redação
Foto – Arquivo/NM

Clique para Comentar

Deixe uma resposta

Topo