Catanduva

Projeto debate direitos humanos e o meio ambiente

O projeto de extensão “Direitos Humanos e Cidadania pelas lentes do cinema” do curso de Administração da FIPA, que tem por objetivo provocar a reflexão e o debate sobre Direitos Humanos, diversidade e cidadania, a partir de sessões temáticas de cinema, realiza atividade nos dias 14 e 21 de agosto próximos.

A Profª Maria Tereza de França Roland, coordenadora do projeto, informa que o evento programado para este mês de agosto tem como temática os direitos humanos e o meio ambiente, ou seja, o direito fundamental ao meio ambiente sadio.

“Partindo da ideia de que a arte – e o cinema como uma de suas manifestações – ao representar a vida humana, possibilita, ao mesmo tempo, o distanciamento e a identificação necessários para que certos aspectos da nossa existência possam ser percebidos de forma mais completa e intensa, cada um dos eventos do projeto conta com um filme especialmente selecionado para motivar nossas reflexões e debate”, completa Maria Tereza.

A programação da atividade será dividida em duas partes: palestra “A Gestão ambiental no contexto organizacional: a sustentabilidade ambiental, econômica e sócio-política”, ministrada pela graduanda em Gestão Ambiental pela UFSCar Ana Flávia de Roland Padilha no dia 14, a partir das 19h30, na sala 10 do Câmpus São Francisco. A palestra busca abordar a importância da gestão ambiental não apenas para que as organizações otimizem suas atividades, mas também para a sustentabilidade em seu sentido mais amplo.

A projeção do filme selecionado para este evento, “Terra prometida”, será no dia 21, a partir das 19h30, na sala 10 do Câmpus São Francisco. O filme aborda a questão das relações entre o homem, as organizações e a natureza, revelando o jogo de poder das organizações sobre a população e a natureza em busca de lucratividade, mesmo numa época em que se fala tanto sobre responsabilidade socioambiental. O dilema ético vivido pelos personagens principais permite ampliar a reflexão e o debate sobre o tema.

Da Redação
Foto – Divulgação/Arquivo NM

Clique para Comentar

Deixe uma resposta

Topo