Catanduva

Inscrições para oficinas teatrais começam nesta quarta-feira

Falta pouco para o 19º Festival de Teatro de Catanduva. Além dos espetáculos gratuitos, a Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Cultura, também oferecerá oficinas para o estudo e aperfeiçoamento de novas técnicas de atores e interessados. As inscrições começam nesta quarta-feira, 12, e têm vagas limitadas.

As atividades formativas serão realizadas na Estação Cultura com profissionais renomados dentro do universo teatral. Assim como o festival, as oficinas são gratuitas. A primeira delas, “O Teatro do Oprimido ou Teatro Foro”, com o ator, músico e artista circense Ronaldo Lámppi, será nos dias 22 e 23, das 14 às 17 horas.

Làmppi, aluno de Augusto Boal, trará a introdução à prática e à poética do Teatro, à democratização dos meios de produção cultural como forma de expansão intelectual de seus participantes, além da propagação do Teatro do Oprimido, como meio da ativação e do fortalecimento da cidadania impulsionados pela expressão artística.

Já nos dias 24 e 25, das 19 às 22 horas, tem a oficina “Jogos Teatrais e Criação Cênica em Espaços não Convencionais”, com o ator e produtor Ronaldo Celeguini. A atividade busca o entendimento da cena como um jogo, propondo situações com pequenas regras. O que se segue é um jogo de improviso, sempre estimulando o participante a investigar as diversas possibilidades dentro de uma situação.

No dia 29, sábado, das 15 às 17 horas, tem a atividade formativa “Preparação Vocal para Atores”, com o diretor, ator e orientador de música Everton Gennari. A oficina irá contribuir com a construção musical e sensibilidade do participante e instrumentalizá-lo para projetos em sua área. O objetivo é focar os detalhes da voz falada ou cantada em busca de uma visão ampliada e uma reflexão da sonoridade e vocal.

As inscrições seguem até o dia 21, ou até acabarem as vagas, e devem ser feitas pessoalmente na Estação Cultura ou pelo telefone (17) 3531-5100.

Currículos

Ronaldo Làmppi atuou em 42 importantes longas-metragens brasileiros e dois longas internacionais, oito novelas (Rede Globo, SBT, Record), duas minisséries no Canal Brasil e Space, além de dezenas de espetáculos pelo país. É idealizador, construtor e produtor de seu próprio teatro, com capacidade para 500 pessoas sentadas, em Trancoso (BA). Há 25 anos dirige o grupo Usina Dramática.

Celeguini atuou em mais de 25 espetáculos e produziu eventos de grande porte como o Festival Internacional de Teatro (FIT) e Janeiro Brasileiro da Comédia. Atualmente, dedica-se ao seu novo grupo, a Companhia Para Pessoas Solitárias, selecionado pelo ‘ProAc (Programa de Ação Cultural) Primeiras Obras’, com o espetáculo “War”. Participou, por mais de 11 anos, da Cia. Azul Celeste, de São José do Rio Preto.

Everton Gennari é diretor da Cia. Banda Tribuss desde 2011, orientador musical para teatro no Programa de Qualificação em Artes (edições 2017 e 2015) e orientador de música com sucata para adolescentes no Projeto “Doce Cuidado”, na Associação dos Diabéticos de Birigui e no Instituto Pró-Criança. Fez a direção musical de espetáculos de grupos do interior paulista e tem experiência em canto popular, canto coral e como arranjador vocal.

Da Redação
Foto – Divulgação

Clique para Comentar

Deixe uma resposta

Topo