Saúde e Bem-Estar

Em Catanduva, 57% das mulheres procuram ajuda contra o tabagismo

O Brasil comemora nesta quarta-feira (29), o Dia Nacional de Combate ao Fumo, data promovida desde 1986 com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o tabagismo no país mata cerca de 200 mil pessoas. Em Catanduva, nos últimos anos, 72 pessoas morreram em decorrência do câncer de pulmão, causado na maioria das vezes pelo uso do tabaco.

A busca por ajuda e tratamento contra o tabagismo em Catanduva é maior entre as mulheres. De 2015 a 2017, 57% do sexo feminino contra 43% do sexo masculino procuraram o Programa de Cessação do Tabagismo de Catanduva. Deste número, cerca de 43% dos pacientes obtiveram sucesso no tratamento – resultado considerado satisfatório pelo Ministério da Saúde.

No entanto, o índice de mortalidade em decorrência do fumo entre os homens ainda preocupa; 75% dos óbitos são registrados nesta população.

O Hospital Emílio Carlos atende de segunda, quarta e quinta-feira, no Ambulatório de Pneumologia, mais de 35 pacientes através do SUS. Deste número, parte dos atendimentos está relacionada a problemas cardiorrespiratórios em decorrência do cigarro.

Visando a conscientização antitabaco, as Ligas de Medicina da Família e de Pneumologia e Terapia Intensiva do curso de Medicina da UNIFIPA farão ações de conscientização com teste de espirometria, aparelho capaz de medir a capacidade de ventilação pulmonar dos pacientes fumantes.

A atividade coordenadas pelas acadêmicas Ana Laura Batista Guimarães e Maria de Lourdes Alves Favaro, além de orientar os pacientes sobre os perigos e impactos que o fumo causa para a saúde, ainda terá distribuição de folder e cartazes com dicas para a superação do vício.

As ações serão realizadas nesta quarta-feira (29), no Dia Nacional de Combate ao Fumo, das 7h00 às 8h00 da manhã, no Hospital Emílio Carlos. Já os testes pulmonares com o aparelho de espirometria ficarão disponíveis até as 11h00.

Da Redação
Foto – Divulgação

Clique para Comentar

Deixe uma resposta

Topo