Novo RG estará disponível a partir de janeiro nestas regiões do Brasil

Dentre as novidades do próximo ano, o Novo RG é uma das mais importantes! Trata-se de um novo documento de identidade que irá servir para os brasileiros serem identificados dentro do país – o Registro Geral será substituído e dará lugar a um outro documento, com mais informações e tecnologia! A fim de ter todos os dados do indivíduo em um único documento. Veja abaixo como será essas mudanças e como solicitar o novo documento de identidade.

O que muda do novo RG para o antigo Confira como solicitar
Confira as mudanças desse novo documento e veja por onde solicitar. Imagem: Jeane de Oliveira/ Noticiadamanha.com.br

Registro Geral 2023

Todos os brasileiros precisam do RG para participarem de concursos, vestibulares ou até mesmo de uma seleção de empregos. Há alguns brasileiros que não têm RG, e são vistos como fantasmas da sociedade. Sem RG por exemplo, não é possível receber o Bolsa Família.

Muito se discute sobre o documento, se já é ultrapassado ou não – e com isso, há alguns surgiu a ideia de implantar tudo em um só documento, após anos ela sairá do papel e entrará em prática. Com isso, tem-se o surgimento o CIN (Carteira de Identidade Nacional).

Embora alguns brasileiros percam o RG, o seu Registro Geral continua sendo válido – podendo ser consultado pelos órgãos competentes! Entrementes, em 2023 o RG será deixado para trás e dará lugar ao CIN.

Que além de ter mais informações em um único lugar – como por exemplo, tipo sanguíneo, ele também poderá ser acessado através do celular, com isso estar com o documento na palma de sua mão, evitando perdê-lo ou ser furtado.

Com isso, mudanças radicais serão vistas no novo documento – sendo totalmente diferente da versão atual. Veja o que terá de novo no Novo RG e quais são as dicas para usá-lo.

Leia mais: Como pagar as contas com os bancos FECHADOS para o ano novo?

Carteira de Identidade Nacional 2023

A mudança mais radical é exatamente no nome do documento. Que passará de Registro Nacional – RG, para a Carteira de Identidade Nacional – CIN. Outra novidade bem legal é que será possível usar apenas o CIN, sem a necessidade de estar portando o CPF. Visto que o número de registro será referente apenas ao CPF.

Portanto, não é mais necessário decorar filas e filas de número, basta decorar o CPF e está tudo sob controle! Bem como o design da nova carteira, também será alterada e conta com mais informações – de maneira mais distribuída pelo espaço disponível.

Novas alterações no Novo RG

  • Novo modelo;
  • MRZ – mesma tecnologia usada na produção de passaportes;
  • Fator RH e Tipo Sanguíneo;
  • Doador de órgãos;
  • Biometria obrigatória;

Sem contar que será possível contar com a versão digital do CIN – através do aplicativo de identidade! Com isso, é possível ter todos os dados na palma da sua mão! Tudo isso de maneira rápida, fácil e segura.

O CIN estará disponível a princípio nos seguintes estados:

  • Distrito Federal;
  • Amazonas;
  • Mato Grosso;
  • Rio de Janeiro;
  • São Paulo

E então, o que achou da novidade? O futuro já está na palma de nossas mãos!

Veja também: CPF será cancelado para quem fizer ISSO; fique alerta