Idosos vivem mais felizes nestas cidades do Brasil, diz pesquisa

Um estudo divulgado pelo Instituto de Longevidade (IDL) revelou um panorama animador para os idosos no Brasil. O ranking, que leva em conta condições socioeconômicas, ambientais e de saúde, mostra que as cidades brasileiras estão cada vez mais preparadas para receber e acolher essa população.

No entanto, existem algumas que são consideradas destaques quando o assunto é qualidade de vida para os idosos. Separamos as mais bem classificadas para que você conheça.

Cidades brasileiras com melhor qualidade de vida para idosos. Conheça quais são os lugares mais felizes para a melhor idade no país, segundo o ranking recente.
Cidades brasileiras com melhor qualidade de vida para idosos. Conheça quais são os lugares mais felizes para a melhor idade no país, segundo o ranking recente.

Cidades grandes

As cidades grandes foram destaque no ranking de 2023. O Instituto atribui essa vantagem aos níveis mais altos de riqueza e de população. Isso gera bons resultados nos índices de desenvolvimento socioeconômico.

São Caetano do Sul (SP) conquistou o primeiro lugar, seguido por Vitória (ES) e Santos (SP). Essas cidades se destacaram em indicadores como expectativa de vida, saúde e economia.

Cidades médias para os idosos

As cidades médias também apresentaram bons resultados no ranking. São Lourenço (MG), Gramado (RS) e São Miguel do Oeste (SC) ocuparam as três primeiras posições.

  • São Lourenço se destacou na geração de oportunidade de estudo para idosos. A cidade possui um número alto de matrículas no ensino superior de pessoas acima dos 60 anos.
  • Gramado se destacou pelo PIB per capita e pela baixa vulnerabilidade social de idosos.
  • São Miguel do Oeste se destacou na saúde, com baixo número de óbitos em idosos por doenças circulatórias e metabólicas e nutricionais.

Cidades pequenas

A região Sul do Brasil ganhou destaque entre as cidades pequenas do Brasil onde idosos vivem melhor. Peritiba (SC), Rodeio Bonito (RS) e Dois Lajeados (RS) ocuparam as três primeiras posições.

  • Peritiba se destacou na saúde, com um bom número de leitos, procedimentos hospitalares e estabelecimentos de saúde.
  • Rodeio Bonito também se destacou na saúde, com um bom número de procedimentos ambulatoriais e estabelecimentos de saúde.
  • Dois Lajeados se destacou na saúde, com um bom número de leitos hospitalares e procedimentos ambulatoriais.

Veja também: INSS+: já emitiu a sua nova carteira? 1 milhão já

Implicações do estudo

O estudo do IDL é importante porque mostra que o Brasil está caminhando na direção certa para garantir uma melhor qualidade de vida para os idosos. As cidades brasileiras estão cada vez mais preparadas para receber e acolher essa população, oferecendo condições socioeconômicas, ambientais e de saúde adequadas.

No entanto, ainda há desafios a serem superados. O estudo aponta que as cidades pequenas ainda precisam melhorar em alguns indicadores, como educação e segurança financeira.

Veja também: Maciça do INSS dezembro 2023: o que é e qual o impacto?

O IDL é um importante instrumento para orientar as políticas públicas voltadas para a população idosa. O estudo fornece informações valiosas sobre as condições de vida dos idosos nas cidades brasileiras e pode ajudar a identificar áreas que precisam de atenção prioritária.