Aposentadoria após Reforma da Previdência; veja como conseguir

Todos os trabalhadores brasileiros têm o sonho de conseguirem a tão sonhada aposentadoria. Em 2019 aconteceu a Reforma da Previdência — alterando algumas regras acerca das aposentadorias e pensões. Logo — ficara um pouco diferente a maneira como os benefícios são concedidos aos brasileiros segurados do INSS. Veja abaixo todos os detalhes da mudança e como conseguir o benefício após a reforma.

INSS
Aposentadoria após Reforma da Previdência; veja como conseguir | Foto: Jeane de Oliveira / noticiadamanha.com.br

Como se aposentar após a reforma de 2019

Por mais que muitos brasileiros tenham ficado com pânico acerca das mudanças, ainda é simples de ser verificado. As mulheres que começaram a contribuir com o INSS após a Reforma de 2019 — irão conseguir se aposentarem aos 62 anos.

Já os homens que começaram a contribuir com o INSS após a Reforma que aconteceu em 2019, irão poder se aposentar aos 65 anos. Lembrando que estas datas são bases. Logo, é “a partir”.

Em ambos os casos é necessário ter um período exato de contribuição. Os homens precisam ter 20 anos de contribuição e as mulheres 15 anos. Além disso — a aposentadoria sem idade mínima foi retirada após a Reforma.

Logo — agora é necessário não ter somente o tempo de contribuição necessário, mas a respectiva idade. Bem como 62 anos para mulheres e 65 para os homens. Os trabalhadores que já estavam perto de se aposentarem — podem conseguir ainda o benefício.

Lembrando que estas mudanças são válidas somente para os brasileiros que começaram seus trabalhos e contribuições após a Reforma de 2019.

Leia maisEste é o caminho para aumentar sua aposentadoria ainda em 2023

Estas são as mudanças mais importantes na reforma

Algumas mudanças importantes não são tão comentadas ou entendidas pelos brasileiros. Uma mulher brasileira que começou a contribuir com o INSS em janeiro de 2020 — só irá conseguir se aposentar a partir do mesmo mês de 2035.

Isto é — mediante o tempo de contribuição. Caso essa mulher não tenha a idade mínima, é necessário que ela aguarde até completar os 62 anos. Até então, era permitido que a pessoa se aposentasse aos 60 anos e com os 15 anos de contribuição.

Também era possível se aposentar com 30 anos de contribuição. O que agora não é mais possível. Lembrando que outro ponto é acerca da aposentadoria especial — que passou a também ter idade mínima.

E por fim — o valor a ser pago aos beneficiários possui como base a média salarial desde o ano de 1994 até o respectivo ano de sua aposentadoria. E com isso — o segurado recebe 60% do valor, somado de 2% por cada ano a mais.

Logo — uma mulher que contribuiu por 25 anos com o INSS irá receber 80% de sua renda. Sendo 60% referente ao previsto realmente por lei e os demais mediante o adicional de 2% por cada ano.

Para que a mulher queira se aposentar recebendo o salarial integral — é necessário que ela contribua com o INSS por no mínimo 35 anos. Aos homens que estão no mesmo cenário — o tempo é de no mínimo 40 anos.

Veja mais sobre este assunto

Leia maisINSS corta aposentadoria após 10 anos? Como se proteger disso