Pix tem risco escondido que poucos conhecem para o MEI

O Pix é um dos companheiros dos brasileiros nos últimos anos. Trata-se de uma modalidade de transferência de dinheiro bastante utilizada. Tornando-se viral em todo o Brasil. Haja vista que em questão de segundos uma transferência pode ser realizada. Em dias da semana, finais de semana e feriados — e o melhor, totalmente gratuito. Entretanto, para os MEIs — é importante ficar atento sobre alguns detalhes.

MEI
Pix tem risco escondido que poucos conhecem para o MEI | Foto: Jeane de Oliveira / noticiadamanha.com.br

Fique atento a este detalhe importante

Uma das maiores dificuldades dos MEIs é conseguirem separar o que é do seu âmbito pessoal e profissional. Com isso — suas finanças acabam se misturando e proporcionando problemas futuramente.

As finanças pessoais devem ser enviadas para a conta pessoal. Isto é — de Pessoa Física. Em contrapartida — toda conta que for relacionada à empresa ou CNPJ — deve ser enviada para a conta de Pessoa Jurídica.

Caso isso não aconteça — o MEI poderá ter problemas futuramente mediante a emissão de notas fiscais. Todo MEI é obrigado a emitir suas respectivas notais fiscais.

Quando os recursos pessoais são direcionados para a conta do MEI — é totalmente errado que não seja emitida a nota fiscal. Para isso — é importante que o MEI abra contas de Pessoa Jurídica no nome da empresa, a fim de evitar possíveis problemas.

Uma conta de Pessoa Jurídica usa o CNPJ como vínculo de dados. Do mesmo modo que uma conta convencional usa o CPF do titular para vincular os demais dados apresentados.

Leia mais: MEI tem que ficar atento para não virar uma vítima; entenda

Como abrir uma conta de Pessoa Jurídica?

Para abrir uma conta de Pessoa Jurídica é bem simples. O MEI precisa encontrar um banco que ofereça essa opção. Uma das melhores opções totalmente gratuitas e isentas de taxas é o Nubank.

O Roxinho possui produtos referentes as contas de pessoas jurídicas. Logo — é necessário realizar a instalação do aplicativo normalmente e logo em seguida selecionar a opção de “Conta PJ”.

Feito isso — deverá preencher o CNPJ da empresa, dados de criação da empresa e completar o cadastro autorizando a criação da conta. Dependendo do tempo de abertura da empresa — pode ser necessário enviar a declaração do Imposto de Renda.

O intuito é que o banco entenda o faturamento da empresa. Conseguindo oferecer mais opções de crédito e linhas personalizadas. Como cartões de crédito black e muito mais.

Ademais, basta aguardar e a conta estará aberta. Lembrando que feito isso — todo repasse enviado para a conta bancária de PJ do MEI deverá ser emitida a Nota Fiscal. Caso contrário — poderá ter problemas futuros com a Receita Federal.

Veja mais sobre este assunto

Leia maisSaiba primeiro: Nubank toma decisão contra os golpes no app