Rede “X” (antigo Twitter) coletará biometria e histórico de trabalho dos usuários

Não é de hoje que as redes sociais tomam conta da humanidade. Desde a era do Orkut os usuários da internet conheceram o poder dessas redes e suas diversas maneiras de unir pessoas. O Twitter passou por algumas mudanças e agora é chamado de “Plataforma X” ou somente “X”. Nesta última semana atualizou a sua política de privacidade e adicionou alguns detalhes bem minuciosos que despertaram a atenção de alguns usuários.

Twitter
Rede X (antigo Twitter) coletará biometria e histórico de trabalho dos usuários | Foto de Alexander Shatov na Unsplash

“X” coletará novas informações

A plataforma é o novo nome e cenário do Twitter, que logo após ser comprado por Elon Musk — sofreu mudanças bem relevantes em sua aparência e setor interno. A plataforma alterou a maneira como coleta e analisa os dados de seus usuários e incluiu nesses tópicos detalhes que não agradaram a todos.

A política de privacidade de um site ou aplicativo são os termos que os usuários precisam saber antes de entrar ou acessar aquela plataforma. Por exemplo: indicando que o mesmo coleta os cookies de seus usuários e assim por diante.

Logo, a plataforma irá passar a coletar os dados biométricos e histórico de empregos de seus usuários. Haja vista que isso aconteceu porque a “X Corp.” havia sido citada em um processo coletivo no mês de julho — acerca de acusações de que não havia informado aos usuários acerca das coletas biométricas através das fotografias postadas na rede.

Haja vista que tudo isso é possibilitado através da alta tecnologia, e a biometria coletada é para fins de logins sem senha. Haja vista que o CEO da empresa pretende posteriormente implementar no aplicativo o login sem senha — podendo usar a digital ou reconhecimento facial.

Algumas instituições rebatem o uso dessas modalidades de login, os responsáveis da “X” afirmam que os dados ficam armazenados no dispositivo e não repassados para servidores de terceiros.

Leia maisCrime não descansa! Novo golpe da portabilidade; veja como se proteger

Outros dados podem ser coletados

Além disso, dentro da nova política de privacidade é possível verificar que a empresa coleta outros dados importantes como o histórico de empregos, educacional e até mesmo preferências durante uma busca por vagas de empregos.

Entretanto, esse tópico é referente a uma nova ferramenta que Musk quer incluir na plataforma. A fim de possibilitar que empresas encontrem profissionais através do Twitter, além de incluir na mesma chamadas de vídeo e áudio para os seus usuários.

Há algumas semanas o Twitter alterou a sua logotipo para um “X” o que desperoto o interesse de muitas pessoas em saber o motivo. Entretanto, virou até mesmo motivo de piada nas redes porque lembrou um site bastante conhecido de conteúdo adulto.

Portanto, são essas algumas mudanças do Twitter que foram alteradas. Tudo indica que a medida que novas funções forem incluídas na plataforma — outros tópicos devem surgirem na política de privacidade da mesma.

Leia maisPreço de carro popular! É quanto custo o elétrico mais econômico do país