SUBIU ou DESCEU? INSS altera teto de juros do empréstimo consignado

Decisão tomada!! O Conselho Nacional de Previdência Social aprovou uma medida para diminuir o limite máximo dos juros aplicados em empréstimos consignados destinados a aposentados e pensionistas do INSS.

Com isso, o juros atualmente em 1,97% mensais cai para 1,91%. No mesmo sentido, a taxa com vínculo ao cartão de crédito consignado também foi reduzida de 2,89% para 2,83% por mês. 

O Ministério da Previdência justificou essa ação devido a diminuição da Selic, que é a taxa de juros básica da economia. No início deste mês, o Comitê de Política Monetária (Copom) optou por um corte de 0,5%, estabelecendo a taxa em 13,25% ao ano, e há previsões de mais reduções até o fim do ano.

A proposta foi aceita com cerca de 14 votos favoráveis, havendo apenas um voto contrário, proveniente do representante da Confederação Nacional das Instituições Financeiras.

Em resposta à decisão do Copom, tanto o Banco do Brasil quanto a Caixa Econômica divulgaram a redução das taxas de juros dos empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do INSS, estabelecendo-as em 1,77% e 1,70% por mês, respectivamente.

O limite dos juros do crédito consignado do INSS foi objeto de muitas discussões no início do ano. Em março, o CNPS reduziu o teto para 1,7% ao ano. A decisão opôs os Ministérios da Previdência Social e da Fazenda.

Os bancos chegaram a suspender a oferta do consignado alegando que a medida provocava desequilíbrios nas instituições financeiras.

A decisão final coube ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, no fim de março, decidiu pelo teto de 1,97% ao mês. E agora o CNPS aprovou a redução para 1,91%.

Subiu ou desceu o teto de juros para empréstimo consignado? Fique atento! | Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / noticiadamanha.com.br
Subiu ou desceu o teto de juros para empréstimo consignado? Fique atento! | Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / noticiadamanha.com.br

Como funciona o crédito consignado?

O empréstimo consignado é uma modalidade de empréstimo em que as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento ou contracheque. A taxa de juros é menor se comparada a outras modalidades de empréstimo, seu prazo para quitação varia conforme o convênio celebrado entre o banco e o empregador.

Qual a diferença entre empréstimo e crédito consignado?

No empréstimo pessoal, o pagamento das parcelas é de responsabilidade de quem pede o crédito. Já no consignado, as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento ou do benefício do INSS de quem pediu os valores emprestados.

Quem pode solicitar o Crédito Consigado?

O Crédito Consignado pode ser solicitado por funcionários de empresas privadas, servidores públicos, além de aposentados e pensionistas do INSS que recebam ou não o benefício pelo banco.

Quais são os tipos de empréstimo consignado

  • Consignado privado.
  • Consignado INSS.
  • Consignado para servidores públicos.
  • Imposto sobre Operações Financeiras (IOF)
  • Taxa de Abertura de Crédito (TAC)
  • Taxas administrativas em geral.
  • Como simular empréstimo consignado.
  • Vantagens do crédito consignado.

Saiba mais: Fim do empréstimo consignado? Banco que fizer pode levar multa nestes casos