Agora não falta mais NADA para você parar de tomar refrigerante

Se você consome refrigerantes, deve saber que essa bebida pode fazer muito mal para a sua saúde, correto? Pois é, existem vários motivos para abandonar de vez ou, pelo menos, diminuir o consumo dessa bebida, que pode trazer sérios problemas para o seu coração, sua mente e, é claro, seu corpo.

E é exatamente isso que um estudo recente visou compreender, feito de maneira colaborativa entre pesquisadores da China e dos Estados Unidos. Os resultados surpreenderam, revelando que o consumo excessivo dos refrigerantes está relacionado com pelo menos 45 complicações de saúde distintas.

Portanto, se você está em busca de um empurrãozinho adicional para conseguir largar essas bebidas extremamente prejudiciais, veja alguns dos principais motivos listados no estudo, que podem comprovar todos os malefícios trazidos pelo consumo de refrigerantes.

Saiba quais as bebidas mais comuns e frequentes causadas pelo refrigerante e pela ingestão de açúcar. | Foto: Reprodução / Pexels
Saiba quais as bebidas mais comuns e frequentes causadas pelo refrigerante e pela ingestão de açúcar. | Foto: Reprodução / Pexels

Por que largar o refrigerante?

Inicialmente, estudos comprovam uma correlação direta do consumo excessivo dos refrigerantes com 10 problemas cardiovasculares distintos, entre eles: acidentes vasculares cerebrais (AVCs), hipertensão arterial e ataques cardíacos.

Outra informação bem conhecida pelo público geral, é que o consumo dessas bebidas está associado com tipos diferentes de câncer, como no pâncreas, na mama e na próstata.

O consumo excessivo de açúcar presente na maioria das opções de refrigerantes tradicionais, está relacionado a outras condições específicas, como cáries dentárias, asma e até mesmo em quadros de depressão.

Se ainda não são motivos suficientes para repensar o seu consumo de refrigerante, saiba que a ingestão de bebidas açucaradas está associada a um risco de 17% para doenças cardíacas, na hipótese de desenvolvimento de gota e um aumento de 4% no perigo de morte.

Em muitos casos a recomendação de ficar atento com o consumo excessivo vai além dos refrigerantes, já que energéticos, sucos de caixinha e chás industrializados também são conhecidos por serem excessivamente doces.

Se não conseguir cortar de vez o consumo dessas bebidas, estudos recomendam que, no mínimo, seja estabelecido um limite para tomá-las, que fica entre 200 a 355 ml semanais, equivalendo a uma latinha padrão.

Refrigerante zero é melhor que o normal?

O refrigerante zero realmente não possui calorias. Ou seja, ao ser consumido, não vai engordar ou causar tantos danos quanto o refrigerante normal. 

Isso acontece por dois fatores: alguns dos ingredientes não são metabolizados pelo organismo e outros são metabolizados, mas a quantidade deles é tão baixa que seus valores calóricos acabam sendo insignificantes. 

Saiba mais: Homem corta refrigerante e fast food e o resultado IMPRESSIONA qualquer um