Nível de açúcar no sangue reflete SINAIS na sua boca, diz estudo

O diabetes é uma das síndromes metabólicas mais conhecidas no mundo. Trata-se da incapacidade de produzir insulina ou de exercer seu pleno funcionamento no organismo. Por anos a doença pode passar sem ser notada pelos pacientes, haja vista que na maioria das vezes não há a presença notória de sintomas que remetam à doença. Entretanto, caso começam a aparecer os sintomas: os principais podem surgir na boca. Entenda o porquê e quais são estes sintomas que aparecem no corpo humano.

Celular e equipamentos para medir glicose no sangue
Nível de açúcar no sangue reflete SINAIS na sua boca, diz estudo | Foto de Towfiqu barbhuiya na Unsplash

Alguns sintomas são decorrentes da oscilação de insulina

Por mais que o diabetes possa passar despercebido na maioria das vezes, quando surgem sintomas: no geral começam pela boca. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), dor na gengiva e sangramentos são um dos sintomas mais recorrentes da doença.

Este sintoma pode indicar desde uma leve infecção na gengiva, como casos graves de diabetes. Visto que isso tem a ver com os níveis de glicose no sangue — também conhecido como açúcar. Os altos níveis de açúcar no sangue favorecem o surgimento e crescimento de bactérias.

Na maioria dos casos o sangramento surge durante a escovação diária. Caso não seja tratada, essa condição pode até mesmo evoluir para uma doença bucal. Haja vista que a única relação que a inflamação possui com o diabetes é acerca da proliferação das bactérias.

Por esse motivo: é importante estar atento a esses sintomas. Já que na maioria dos casos são sintomas simples que podem ser verificados por qualquer pessoa. Portanto: fique atento aos sintomas na boca, qualquer descontrole pode indicar uma possível diabetes ou no mínimo uma má higiene bucal.

Leia mais: PODE COMEMORAR! Quem gosta de fast-food poderá acrescentar hambúrguer na dieta

Fique atento a estes sintomas

Os sintomas presentes são bem semelhantes a falta de higiene bucal. Entretanto, na maioria das vezes pode estar diretamente relacionado ao diabetes. Podendo ser notório mediante o quadro de risco da família.

Caso essas condições bucais não sejam tratadas, é capaz de evoluir para outros males. Como mau hálito e na pior das hipóteses até mesmo a queda total dos dentes. Veja abaixo quais são estes sintomas tão notórios da doença.

  • Sangramento excessivo nas gengivas
  • Mau hálito frequente
  • Boca seca
  • Candidíase oral
  • Hálito frutado
  • Gengivas inchadas
  • Doença gengival
  • Infecções fúngicas orais

Portanto, é recomendado que as pessoas propícias a terem diabetes procurem tratamentos odontológicos com frequência. Já que o seu organismo é mais propício a desenvolver bactérias e fungos em razão dos altos níveis de glicose no sangue; haja vista que muitas bactérias se alimentam de açúcar.

Por esse motivo: é recomendado sempre se antecipar quanto a estes sintomas. Evitando que haja problermas mais graves futuramente, ocasionando em casos extremos.

O quanto mais cedo a diabetes foi diagnosticada, maiores são as chances de conseguir um tratamento eficaz e até mesmo controlar a condição em mais de 60%. Todo cuidado é pouco.

Leia mais: Parecem certos, mas estão ERRADOS! 6 hábitos que enganam a saúde