Brasileiros estão em PÂNICO com anúncio da Conta de Luz

Quem paga conta de luz todo mês no Brasil recebeu uma notícia consideravelmente preocupante esta semana: a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou novas tarifas relacionadas à transmissão de energia e, ainda, a receita anual relacionada às transmissoras.

Esta decisão poderá impactar cada fatura em aproximadamente 2,35%. Porém, as tarifas não começarão a valer de forma imediata, o que significa que a conta de julho, especificamente, não estará mais cara.

O impacto acima citado será sobre o reajuste que as distribuidoras fazem sempre que o contrato de concessão faz aniversário. Esse ajuste, de modo geral, acontece todos os anos, e agora será um pouco mais alto.

Ou seja: os consumidores serão afetados em diferentes momentos.

Brasileiros estão em PÂNICO com anúncio da Conta de Luz
As previsões sobre a conta de luz para o resto de 2023 já existem | Imagem: Jeane de Oliveira / noticiadamanha.com.br

A respeito da receita anual relacionada às transmissoras

A Agência aprovou para 2023 e também para 2024 o valor de nada menos que R$ 48,7 bilhões para a RAP (Receita Anual Permitida), sendo um montante 14,3% maior do que o do ciclo anterior.

Esta receita, por sua vez, nada mais é do que a remuneração que as transmissoras recebem, em troca de operarem o tão importante serviço público de levar energia elétrica até as casas dos brasileiros.

A Aneel usou como justificativa para seu cálculo o fato de que o limite para a receita em questão teve alta pelo fato de que pouco mais de 20 novos empreendimentos entraram no sistema responsável por transmitir energia.

Além disso, as alterações no cronograma de obras e o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) interferem no valor.

Veja também: Posso receber 2 APOSENTADORIAS? Veja o que diz o INSS

Conta de luz com bandeira verde no mês de julho

Em julho, a Agência decidiu que a bandeira verde será mantida em todo o país, o que já vem acontecendo desde abril do ano passado. Ou seja: a conta de luz está mais barata, uma vez que esta bandeira não representa cobrança adicional.

Em resumo, a Aneel tem um sistema voltado para bandeiras tarifárias, por meio do qual coloca valores extras nas faturas, sendo que tais bandeiras existem na cor verde (sem cobranças extras), e ainda nas cores vermelha e amarela (atreladas a cobranças).

Este sistema existe desde 2015, permitindo que os consumidores consigam conhecer um pouco mais os custos ligados à geração de energia no Brasil.

Além disso, também tem o objetivo de diminuir os impactos ligados aos orçamentos de cada distribuidora.

Veja também: Não sofra em dia de chuva: MELHORES ideias do que fazer

O uso da bandeira sem cobrança em 2023

Mesmo que a Agência tenha feito a afirmação de que em 2023 a bandeira verde poderia não ser usada, trata-se de algo que não chegará a acontecer, para alívio de quem paga a conta de luz mensalmente.

E a manutenção da bandeira verde é possível pelo fato de que os reservatórios estão com boas quantidades de água: dados atuais do NOS mostram que o nível de armazenamento em vários cantos do país está em pelo menos 80%.

Ou seja: mesmo que os próximos meses sejam de pouca chuva, a água que está nos reservatórios agora tem chances de atender às necessidades de geração de energia pelo resto do ano, mantendo os preços da conta de luz mais estáveis.

Veja também: Vai RENOVAR A CNH? Fique atento a tudo o que mudou no Brasil