Como reverter o benefício BLOQUEADO do INSS? Veja o truque

Infelizmente, é bastante comum que o sonho de vários brasileiros em conseguir algum benefício junto ao INSS seja barrado pelo indeferimento dos pedidos. Somente nos três primeiros meses de 2023, mais de 1 milhão de pedidos foram negados, isso é quase a metade, ou seja, basicamente a cada 2 pessoas, 1 tem o pedido recusado. Portanto, confira o que fazer nesses casos e como recorrer.

Entenda o que fazer ao ter o benefício do INSS bloqueado | Imagem: Jeane de Oliveira / noticiadamanha.com.br

O indeferimento vem sendo um problema constante da autarquia

De acordo com estudos, nos últimos anos, o INSS está negando mais pedidos do que ele negou há cerca de 10 anos. Por ano, em média, há em torno de 4,4 milhões de indeferimentos e quando isso acontece, o cidadão pode optar por três alternativas:

  • Recorrer junto ao próprio INSS;
  • Ingressar com uma ação judicial;
  • Realizar um novo pedido administrativo.

São vários os benefícios negados pelo INSS, sendo os principais:

  • auxílio-doença;
  • aposentadoria por tempo de contribuição;
  • salário-maternidade;
  • pensão por morte;
  • Benefício de Prestação Continuada.

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O que fazer quando o pedido é negado?

O primeiro passo ao saber da decisão do INSS, é entrar com um recurso junto ao próprio INSS contestando a decisão e informando porque o indeferimento foi injusto. Para isso, é importante ter em mãos a carta que o INSS enviou informando o motivo. 

O recurso administrativo é feito na própria autarquia e possui um prazo máximo para que o cidadão dê entrada, a saber, 30 dias a contar do dia que foi realizada a comunicação do indeferimento do processo. Para agendar um recurso, basta ligar para o telefone 135 ou entrar no site Meu INSS.

No recurso é importante anexar todos os documentos que o cidadão julgue ser importante para comprovar que o indeferimento foi injusto. Claro, há alguns documentos básicos que devem constar também, como os documentos pessoais.

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Como agendar um recurso pelo site?

Agora, com o avanço da internet, é possível realizar várias tarefas diretamente pelo próprio celular, isso ajudou bastante a resolver o problema de superlotação nas unidades do INSS. O passo a passo para efetuar o pedido é:

  • Entrar no site do Meu INSS e realizar login;
  • Procurar a opção “Agendamentos/Requerimentos”;
  • Clicar na opção “Novo requerimento”;
  • Caso não ache, pode pesquisar pela palavra “recurso”;
  • Escolha a opção que se enquadra ao seu caso;
  • Preencha os dados solicitados;
  • Finalize com a solicitação.

Para os demais tipos de recursos, é importante que a pessoa entre em contato com algum advogado previdenciário, ele irá informar as melhores maneiras de agir. Há opções que apenas com uma ação judicial se pode resolver o caso, lembrando que nos últimos anos, o INSS tem tentado diminuir bastante o número de ações judiciais e vem resolvendo vários problemas apenas pela via administrativa.