Aviso: NOVO golpe do e-mail falso deixa cidadãos vulneráveis

É extremamente importante avisar que um novo golpe está sendo aplicativo e já tem conseguido várias vítimas. Esse novo golpe tem como foco os contribuintes do Imposto de Renda, e não era de se assustar pois está acontecendo o pagamento da restituição do imposto. 

A Receita Federal informou que esses criminosos estão usando e-mail falso se passando por “gov.br” para informar os cidadãos que eles estão cometendo um erro na declaração deste ano. A Receita já enviou um alerta para essas pessoas esclarecendo sobre o novo golpe. 

A Receita informou “A Receita Federal vem a público alertar a população sobre um novo golpe que está em circulação e utiliza indevidamente o nome da Instituição numa tentativa de dar credibilidade à fraude. Neste período em que nos encontramos em meio à temporada de declaração do Imposto de Renda, é crucial que todos tomem precauções para evitar cair em armadilhas virtuais.” 

Aviso NOVO golpe do e-mail falso deixa cidadãos vulneráveis
veja a nota esclarecedora da Receita Federal. Imagem: Jeane de Oliveira / Noticiadamanha.com.br

Golpe por e-mail do imposto de renda 

O e-mail falso vai como descrição “gov.br” para se passar pelo governo, uma autoridade, no entanto é tudo mentira. Esse e-mail falso os criminosos utilizam a seguinte mensagem: 

“Comunicado importante! Identificamos divergências no seu IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física)”.  

Recentemente nas redes sociais diversas pessoas compartilharam que receberam esse e-mail e que – infelizmente – foram vítimas desse golpe. E teve algo em comum, todos os casos que foram relatados, os criminosos falaram que o texto informar que é preciso a pessoa corrigir dados da declaração o mais rápido possível para evitar problemas com a justiça futuramente. 

Além disso, os criminosos enviam um link maliciosos e pedem para que a pessoa entre nele para saber de mais detalhes sobre o erro que foi enviado na declaração. A Receita Federal ressaltou a informação que ela não envia mensagens desse tipo para as pessoas, mesmo aqueles que enviaram a declaração errada. 

Receita Federal informou “Por meio dessas mensagens falsas, quadrilhas especializadas em crimes pela internet podem obter, ilegalmente, informações fiscais, cadastrais e financeiras dos contribuintes, ou instalar programas nos computadores que captam e enviam informações pessoais. Essas práticas criminosas têm se tornado cada vez mais sofisticadas”. 

Veja também: “Sua declaração está na base de dados da Receita Federal”; o que isso quer dizer?

Como posso saber se a declaração está com informações erradas? 

Se deseja saber se algum dado da sua declaração do imposto de renda está errado tem meios seguros para descobrir, você não precisa sair de casa e ir pessoalmente até uma agência ou até mesmo clicar em links falsos que estão chegando no e-mail. 

Basta entrar no e-CAC para saber se a sua declaração está no grupo de malha fina, e assim clique na opção “meu imposto de renda (Extrato da DIRPF)” e depois na aba clique em “processamento” e depois ‘pendências de malha”. Entrando nessa página você pode ver a declaração se está na malha fina e também verificar qual o motivo de ela ser retida. 

Se realmente tiver algum erro, a pessoa pode arrumar o problema pelo envio de uma declaração retificadora. 

Veja também: WhatsApp lança dispositivo para punir GOLPES E FRAUDES; veja como usar