ATENÇÃO! Se você recebe Bolsa Famílias precisa ficar alerta

O Bolsa Família é o maior programa social do Brasil, são mais de 21 milhões de beneficiários precisam ficar em alerta neste mês de abril. Isso ocorreu porque o Governo Federal anunciou que o Ministério do Desenvolvimento Social vai bloquear o pagamento de mais de 1,2 milhão de famílias devido a suspeita no cadastro por ter irregularidades. 

Com isso, diversas famílias estão sendo bloqueadas esse mês de receber o dinheiro, e no mês passado outro grupo também foi bloqueado, quando isso acontece é porque as famílias precisam realizar a atualização cadastral. 

ATENÇÃO! Se você recebe Bolsa Famílias precisa ficar alerta
Bloqueio do cadastro está deixando beneficiários preocupados. Imagem: Jeane de Oliveira / Noticiadamanha.com.br

O maior grupo que foi afeitado pelo bloqueio são as famílias unipessoais, que são famílias formadas por apenas uma única pessoa, e na hora do cadastro informou que mora sozinho. Porém, o governo está investigando de diversas maneiras e realizou um cruzamento de dados e acredita que a maioria das famílias que estão como unipessoais estão mentindo, e que na verdade eles moram com mais pessoas em casa, e estão fazendo isso para a família conseguir receber 2 benefícios. 

Se caso for comprovado que realmente a maioria dos cadastros estão irregulares é considerado fraude. Isso pode estar acontecendo porque no ano da pandemia diversas pessoas entraram no programa Auxílio Brasil, e pela numerosidade de cadastro o governo não teve controle. 

E o governo analisando agora acredita que muitas famílias fraudaram o sistema, pois ano passo o número de beneficiários cresceu demais. 

Alerta para todos os beneficiários 

Para resolver essa situação do bloqueio, as famílias que se cadastraram como unipessoais que estão com o cadastro irregular dentro do novo Bolsa Família, precisam procurar na sua cidade o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) que é o local para atender esses beneficiários deste programa, ou ir até a prefeitura. Lembrando que ambos você deve levar os documentos: 

  • Documentos de identificação de todas as pessoas que moram na mesma casa, independentemente de parentesco, pois o governo considera do mesmo grupo familiar todos que moram na mesma residência 
  • Comprovante de residência atualizado 
  • Comprovantes de renda atualizados de todos os integrantes do grupo familiar 
  • Caderneta de vacinação e atestado de frequência escolar de todos os menores de idade do grupo familiar (não é obrigatório, mas auxilia no esclarecimento de informações). 

Veja também: Cadastro Único 2023: lista de programas que já estão liberados

As famílias não podem esquecer do período que foi estabelecido pelo governo para fazer essa regularização do cadastro, os bloqueios começaram no mês passado e se estendeu para esse mês de abril, e vai ficar valendo por 60 dias, ou seja, todos os cadastros que foram bloqueados têm até esse período para resolver a situação e atualizar os dados, tem até o mês de junho. 

Depois que tudo for organizado, as famílias que estiverem dentro dos requisitos vão receber os retroativos normalmente e vão continuar recebendo referente aos próximos vezes, porém se a família não atualizar dentro do prazo o benefício será cancelado. 

Veja também: PASSOU A FOICE! Confusão e bloqueio em massa no Bolsa Família