Criminosos se especializam em GOLPES do Imposto de Renda; veja como funciona

Muitas pessoas não sabem, mas, assim como outros golpes que envolvem processos financeiros diversos, os golpes do Imposto de Renda já estão fazendo diversas vítimas pelo país.

A situação, obviamente, causa preocupação de modo geral, e se torna ainda mais preocupante quando nos lembramos que ainda existe um período de mais de um mês para que a declaração do IR de 2023 seja feita.

Os envios serão encerrados somente no último dia de maio, o que dá aos golpistas ainda mais tempo para agir.

Portanto, cabe aos contribuintes ficarem atentos, de modo a não se tornarem vítimas dos golpes que estão sendo aplicados.

Todos eles podem ser conhecidos, juntos aos seus respectivos detalhes, por meio da leitura do próximo tópico.

Criminosos se especializam em GOLPES do Imposto de Renda; veja como funciona
Contribuintes devem ficar atentos aos golpes do Imposto de Renda em 2023 | Imagem: Jeane de Oliveira / noticiadamanha.com.br

Golpes do Imposto de Renda exigem cuidado da parte dos contribuintes

Os golpes do Imposto de Renda, na verdade, não seguem nenhuma fórmula nova, no que diz respeito ao objetivo e ao discurso utilizado para fazer suas vítimas.

O objetivo é, como sempre ocorre em golpes similares, contaminar celulares e computadores com vírus, por meio dos quais será possível acessar informações pessoais, e principalmente financeiras, do cidadão.

E o discurso também não é inovador: é em tom alarmante, relacionado às finanças e documentos, de modo a levar a pessoa a simplesmente querer clicar no link disponibilizado.

Agora, em 2023, são dois os golpes do Imposto de Renda que estão sendo aplicados.

No primeiro deles, os golpistas informam que é preciso regularizar pendências no CPF, caso contrário não será possível enviar a declaração.

Já no segundo, os criminosos simplesmente dizem que não será possível que a pessoa receba sua restituição, caso não deixe seu CPF em dia o mais rápido possível.

Junto a essas mensagens, que estão sendo enviadas por aplicativos de mensagem, por SMS e por e-mail, é enviado um link no qual o receptor deverá clicar, a fim de “regularizar seu documento”.

Porém, uma vez fazendo isso, é questão de tempo até que os dados de sua conta bancária e outros dados pessoais possam ser acessados.

Veja também: 2 GRANDES NOVIDADES que o WhatsApp estava segurando e vai lançar

A Receita Federal reforça que a população deve ficar em alerta

Os cuidados relacionados aos golpes do Imposto de Renda são, de modo geral, os mesmos que devem ser aplicados na tentativa de não cair em qualquer outro golpe, a começar pela dica de jamais clicar em um link desconhecido e/ou recebido por meio dos canais acima citados.

A Receita Federal, por sua vez, reforça que em hipótese alguma entra em contato com o cidadão por tais canais e que, quando necessita fazer o envio de alguma informação, faz isso de forma oficial: o receptor até mesmo precisa assinar o recebimento em si.

Já quando entra em contato por e-mail, a RF também não envia links, mas sim orienta o contribuinte a acessar o site, se necessário.

Logo, ao receber mensagens suspeitas, e que fujam desse comportamento da Receita Federal, qualquer pessoa deve desconfiar imediatamente.

Veja também: “Dia de Tiradentes” é feriado ou vou ter que trabalhar?