CNH VENCIDA: é melhor correr para renovar; veja o que pode acontecer

Para todo brasileiro que dirige algum veículo diariamente, um dos documentos mais importantes para ele é a Carteira Nacional de Habilitação e ela deve sempre estar em dias, por isso, ele deve tomar bastante cuidado aos prazos para renovação. E desde o mês de janeiro deste ano, as novas regras para a renovação da CNH estão em vigor, ou seja, não haverá mais prorrogação alguma, sendo assim, apenas os documentos que venceram entre o mês de agosto e dezembro do ano passado ainda terão o privilégio, entenda.

Havia ocorrido uma extensão do prazo da renovação

No ano passado, o Conselho Nacional de Trânsito havia prorrogado o período para a renovação das habilitações, todavia, o prorrogamento já expirou e agora, o prazo volta a ser como era antes, isto é, precisa renovar em até 30 dias após o vencimento. Mas para quem teve a habilitação vencida entre agosto e dezembro do ano passado, ainda podem usufruir da extensão, confira os prazos:

  • As habilitações que venceram em agosto de 2022 devem ser renovadas até 30 de abril de 2023.
  • As habilitações que venceram em setembro de 2022 devem ser renovadas até 31 de maio de 2023.
  • As habilitações que venceram em outubro de 2022 devem ser renovadas até 30 de junho de 2023.
  • As habilitações que venceram em novembro de 2022 devem ser renovadas até 31 de julho de 2023.
  • As habilitações que venceram em dezembro de 2022 devem ser renovadas até 31 de agosto de 2023.

E como salientado, as que venceram já neste ano, devem renovar de acordo com o prazo estabelecido pela legislação. Isto é, 30 dias antes do vencimento ou até 30 dias após o vencimento. Então, para não levar multa, o condutor tem o prazo de 60 dias para renovar, sendo que são 30 dias antes e 30 dias depois do vencimento.

Veja também: Ele perdeu o passaporte e a CNH por causa das dívidas; veja o que pode acontecer com você

O que ocorre se não renovar a CNH?

Renovar a habilitação após os 30 dias estabelecidos pela lei é algo errado e pode acarretar em uma multa gravíssima no valor de R$ 293,47 além de 7 pontos na carteira. Por isso, a importância de averiguar o prazo final para renovação o mais cedo possível.

Na hora de renovar a habilitação, o condutor deve ir até um Detran local a fim de buscar auxílio. A depender do estado, há órgãos que já oferecem o serviço de agendamento e exame médico para facilitar a vida dos condutores. 

Caso a categoria seja a C, D ou E, também será necessário refazer o exame toxicológico em algum laboratório que seja credenciado pelo governo além dos exames médicos. E para as categorias A e B bastam os exames médicos.

Veja também: Finalmente uma BOA NOTÍCIA sobre a CNH no Brasil