VAI ACABAR! Chance de quitar as dívidas tem apenas algumas horas

Nesta sexta-feira (31) é o último dia para o brasileiro conseguir renegociar as dívidas, pois hoje é o último dia do mutirão de negociação em todo o Brasil, ou seja, se você já em enrolou com o cartão de crédito, já pegou empréstimo e não conseguiu pagar, aproveita o último dia. 

A partir do momento que entrar para negociar nesse feirão, a pessoa pode conseguir prazos entendidos para efetuar o pagamento, além de ter chances de ter juros menores, ou até mesmo para ter uma migração de crédito mais barato. 

VAI ACABAR! Chance de quitar as dívidas tem apenas algumas horas
Hoje dia 31 é o último dia do mutirão para quitar as dívidas. Imagem: Jeane de Oliveira / Noticiadamanha.com.br

Como funciona essa quitação de dívida pelo feirão

Cada instituição financeira tem a opção de definir suas regras de negociações para as dívidas, e as condições também podem variar a depender da dívida e de cada caso. É válido informar que os endividados também conseguem resolver as negociações pelo portal do consumidor.gov.br, no site o consumidor deve informar a dívida que ele quer pagar para saber quais são as opções de negociações para a dívida.  

A pessoa tem a opção de fazer a contrapropostas para chegar em um acordo, mas se caso gostar da proposta basta assinar um contrato. 

O mutirão já divulgou que o intuito não é alcançar as pessoas que estão superendividados, aquelas pessoas que não conseguem de jeito nenhum quitar as dívidas sem comprometer a sobrevivência e manutenção da família, nesses casos a pessoa deve procurar o Procon. 

Veja também: Atenção para novidade EMPOLGANTE do Serasa aos endividados

Consultar dívida 

A pessoa que deseja realizar uma consulta para saber quais dívidas tem em aberta, pode entrar pela plataforma Registrato, do Banco Central, lá consegue consultar empréstimos e financiamentos, tudo de forma individual, o site é bem completo e a pessoa também consegue ver informações sobre a conta corrente, chaves pix e até os investimentos. 

O mutirão surgiu a partir de uma ação conjunta entre várias instituições e entidades, como: Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Banco Central, Procon e a Secretaria Nacional do Consumidor.  

Vale relembrar que em novembro de 2022, quando ocorreu o mutirão, cerca de 2,3 milhões de dívidas foram renegociadas no Brasil, a expectativa é que esse ano de 2023 seja resolvido mais dívidas ainda. 

Recentemente, saiu informações que os brasileiros em 2022 ultrapassaram os números de endividados, e isso assustou as autoridades, são milhares e milhares de brasileiros devendo algo, e espera-se que esse mutirão ajude a diminuir esses números. 

Veja também: Mais de 5 anos endividado? É melhor NÃO comemorar