3 DICAS MATADORAS para ter mais clientes como freelancer

Atualmente no Brasil não é difícil encontrar um profissional que tenha decidido atuar como freelancer em sua área.

Aliás: se antes essa já era uma realidade para milhões de brasileiros, agora é ainda mais, uma vez que a pandemia do Coronavírus fez com que muitas pessoas perdessem seus empregos e tivessem que recorrer ao empreendedorismo para se manter financeiramente.

É preciso frisar, ainda, que mesmo atuando em sua área de expertise qualquer pessoa pode encontrar dificuldades empreendendo como freelancer. E tais dificuldades surgem em diversos âmbitos.

Como ter uma carteira de clientes cada vez maior, por exemplo?

E como se manter competitivo, principalmente em áreas mais disputadas?

Todas as respostas para essas perguntas, e muitas outras, são apresentadas na leitura dos tópicos a seguir.

3 DICAS MATADORAS para ter mais clientes como freelancer
O profissional freelancer deve ficar atento a essas dicas | Imagem: Sebastian Herrmann / unsplash.com

Dicas de como ser um freelancer com cada vez mais clientes

Não há segredo: todo profissional freelancer precisa obrigatoriamente seguir algumas dicas, caso queira ter cada vez mais clientes fechando contrato.

E, entre todas essas dicas, existem 3 que merecem destaque.

São elas:

1. Ser um profissional no qual é possível confiar

E isso diz respeito não só a entregar um serviço ou um produto de qualidade, mas também diz respeito a entregar a cada cliente a melhor experiência que ele pode ter.

É preciso aceitar sugestões, saber receber críticas e agradecer aos elogios. Além disso, toda e qualquer dúvida deve ser tirada em tempo hábil.

Isso mostrará que o freelancer de fato é responsável com seu trabalho. E, uma vez que trata seus clientes dessa forma, criará uma “propaganda boca a boca”, capaz de atrair cada vez mais pessoas.

2. Prestar um atendimento impecável

A primeira impressão é sempre a que fica, e todos nós sabemos disso.

Logo, o freelancer que quer conseguir mais clientes deve causar uma ótima impressão por meio de cada etapa do atendimento prestado. E isso inclui muito do que foi citado na dica acima.

3. Se manter próximo de outros profissionais que sejam freelancers

Ter uma boa rede de contatos com outras pessoas que trabalham por conta própria é muito importante na hora de buscar inspiração, por exemplo. Afinal, ser freelancer tem seus momentos difíceis.

E a dica é diversificar o máximo possível essa rede, a fim de obter também ajuda com a prestação de serviços. Nunca se sabe quando precisará de um bom fotógrafo freela, por exemplo.

Veja também: Cadastro Único cancelado: bloqueios em massa já começaram; fique de olho

Outras dicas que todo profissional que é freelancer deve seguir

Além das dicas para conseguir mais clientes, o profissional freelancer deve seguir outras, a fim de que consiga se manter no mercado de forma competitiva.

A primeira delas é nunca deixar de se aperfeiçoar, principalmente se trabalhar em um mercado que se transforma a cada dia, como o do marketing digital.

Outra dica muito importante é construir uma reserva financeira: afinal, os ganhos do freelancer tendem a nunca ser os mesmos mês a mês.

Veja também: Comunicado GERAL aos trabalhadores sobre mudanças em benefícios