Cosméticos de cabelo podem causar CEGUEIRA; confira a lista deles

Não é nenhum exagero afirmar que qualquer pessoa é adepta do uso de cosméticos de cabelo: todo mundo tem itens desse tipo em caso, mesmo que sejam somente os básicos, shampoo e condicionar.

Ocorre, porém, que o uso indevido e até mesmo a falta de atenção por parte dos fabricantes, no que diz respeito à saúde alheia, pode levar a sérios problemas, incluindo a cegueira.

Casos recentes ligados a este assunto, por sinal, estão fazendo com que mais pessoas, principalmente mulheres, se atentem mais aos rótulos dos produtos que colocam em seus cabelos.

Mais explicações são dadas a seguir.

Cosméticos de cabelo podem causar CEGUEIRA; confira a lista deles
É preciso ter muita atenção na hora de comprar e usar cosméticos de cabelo | Imagem: Adam Winger / unsplash.com

Quais cosméticos de cabelo podem levar à cegueira

Recentemente, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) suspendeu as vendas de 11 marcas de um cosmético de cabelo muito específico: a pomada (ou pasta) modeladora, extremamente utilizada nos penteados com trança em cabelos afro.

A suspensão visa à realização de uma investigação aprofundada a respeito da formulação destes produtos, a fim de entender se poderão retornar ao mercado, mediante ajustes das empresas fabricantes, uma vez que existem diversas reclamações sobre eles.

Tais reclamações partem não só de clientes, mas também dos profissionais que fazem a aplicação desse tipo de produto, como explicado por Rosi Ribeiro, que é cabeleireira e tricologista.

Durante a aplicação, e após, é possível sentir irritação na pele, ficar com os olhos vermelhos, ter os folículos capilares obstruídos e até mesmo adquirir cegueira, mesmo que temporária.

Foi o que aconteceu com Bielle Elizabeth, por exemplo.

Ela é influenciadora digital e, durante a participação em um evento, acabou se expondo à chuva, o que inevitavelmente fez com que o produto que estava em seu cabelo escorresse até seus olhos.

A reação foi imediata, e ela voltou a enxergar aos poucos, graças ao atendimento que recebeu em um pronto-socorro.

Veja também: Nascer e pôr do Sol influenciam a sua mente; é o que diz a ciência

Os problemas vão além da questão física

Estes cosméticos de cabelo podem não só levar à cegueira (mesmo que temporária), como também pode levar à falta de cabelo.

Afinal, a partir do momento em que obstruem os folículos capilares, podem fazer com que os fios não nasçam mais naquele local.

Logo, é correto afirmar que os problemas causados vão muito além da questão física, como também é afirmado por Rosi Ribeiro.

Uma mulher cujos cabelos apresentam falhas ou mesmo caem e não nascem mais, por exemplo, ficará com sua autoestima extremamente abalada, sem sombra de dúvidas. E isso a levará a uma busca por soluções que envolvem muito dinheiro, além de toda a questão emocional com a qual terá que lidar, e que pode exigir terapia, por exemplo.

O ideal, como apontado pela profissional citada, é sempre se atentar aos conservantes presentes no rótulo: quanto maior for a validade da pasta ou pomada modeladora, mais desconfiança o produto deve gerar.

A lista completa dos cosméticos de cabelo que fazem parte dessa categoria e foram suspensos pela ANVISA está no link https://bit.ly/3jfuyjU.

Veja também: 5 dicas matadoras para reduzir o estresse no trabalho