Quantas aulas teóricas para tirar CNH tenho que fazer? Entenda como funciona!

A ansiedade para receber a habilitação é sempre grande. Por isso, pode ser interessante saber quantas aulas teóricas para tirar CNH são necessárias.

Tirar a CNH é um passo importante para quem busca independência e liberdade no trânsito. O processo envolve diversas etapas, como exames médicos, psicológicos, aulas teóricas e práticas, além das provas que validam as competências adquiridas para saber se você pode dirigir sem perigo.

Cada uma dessas fases exige dedicação e tempo, e o planejamento adequado pode garantir que o processo ocorra de forma tranquila, sem afetar outras atividades do dia a dia, como estudos ou trabalho. Afinal, não é só a sua vida que está nas suas mãos enquanto dirige.

Entender o tempo necessário para cada etapa e o número de aulas requeridas é fundamental para se organizar e conquistar a habilitação sem imprevistos. Além disso, pode te ajudar a evitar reprovações, o que também ajuda a economizar um dinheirinho.

Quer descobrir quantas aulas teóricas para tirar CNH você precisa fazer? Veja como funciona.
Quer descobrir quantas aulas teóricas para tirar CNH você precisa fazer? Veja como funciona. / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / noticiademanha.com.br

Quais são os exames necessários para tirar a CNH?

O processo para obter a CNH envolve vários exames e etapas que precisam ser cumpridos. Abaixo, detalhamos os principais exames exigidos:

  1. Exame médico: Antes de iniciar as aulas, o candidato deve realizar um exame médico que avalia suas condições físicas e mentais para dirigir. Esse exame verifica a acuidade visual, a pressão arterial, entre outros aspectos.
  2. Exame psicológico: Este teste verifica as condições emocionais do candidato e se ele tem o perfil adequado para conduzir. O exame é feito por meio de uma avaliação psicológica, realizada por um profissional credenciado.
  3. Curso teórico: O candidato deve frequentar aulas teóricas que abrangem temas como regras de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros, legislação de trânsito, entre outros. Após concluir as aulas, é necessário fazer a prova teórica.
  4. Prova prática de direção: Após a conclusão das aulas práticas, o candidato deve fazer a prova prática, onde é avaliado por um examinador. A prova envolve simulações de situações reais de trânsito, como estacionar, manobrar e conduzir o veículo de forma segura.
  5. Simulador (em algumas localidades): Em algumas regiões, o candidato precisa passar por uma etapa adicional no simulador, que prepara o condutor para situações de risco em um ambiente controlado.

Saiba mais: Calendário do Pé-de-Meia de abril já foi liberado? Veja QUANDO receber os valores!

Quantas aulas teóricas para tirar a CNH tenho que fazer?

Para obter a CNH, o candidato deve frequentar um curso teórico, composto por um número determinado de aulas. O total é de 45 horas/aula, distribuídas entre os seguintes tópicos:

  1. Legislação de Trânsito: O candidato aprenderá as leis que regem o trânsito e as regras que todo motorista deve seguir.
  2. Direção Defensiva: Ensina a identificar riscos e adotar comportamentos para evitar acidentes.
  3. Primeiros Socorros: O candidato aprende como agir em casos de acidentes, prestando os primeiros socorros.
  4. Meio Ambiente e Cidadania: Reflete sobre a importância do comportamento responsável para o meio ambiente e a sociedade.
  5. Condutores e Pedestres: O foco está nas responsabilidades tanto do motorista quanto dos pedestres.

Tem como acelerar o processo?

Embora o curso teórico tenha uma duração fixa de 45 horas/aula, é possível acelerar o processo ao optar por fazer as aulas de forma intensiva ou em horários alternativos, como nos fins de semana. Tudo depende da escola em que você está matriculado, na verdade.

Muitas autoescolas oferecem essa flexibilidade, permitindo que o candidato possa concluir as aulas mais rapidamente. No entanto, o número de aulas exigidas não pode ser reduzido, apenas a frequência das aulas pode ser ajustada para melhor se adequar à sua rotina.

Fique atento: Aprenda como se cadastrar no Auxílio Gás em poucos passos: é simples!

Quantas aulas práticas para tirar a CNH preciso fazer?

A etapa das aulas práticas é fundamental, pois o candidato aprende a manusear o veículo e enfrentar as situações do trânsito real. O número de aulas práticas exigido para tirar a CNH é de 20 horas/aula, que devem ser realizadas com um instrutor capacitado.

Essas aulas são divididas entre aprendizado em circuito fechado (dentro da autoescola) e no trânsito, para ensinar desde os procedimentos básicos até a condução em vias públicas. Normalmente vai depender do quanto você se deu bem no primeiro para liberar o segundo.

Cada aluno tem a liberdade de decidir com que frequência vai realizar as aulas, mas vale lembrar que isso pode influenciar diretamente no tempo total necessário para finalizar a formação. Algumas autoescolas também oferecem a possibilidade de realizar as aulas aos sábados ou durante a semana.

Quantas vezes posso ser reprovado na prova?

No processo para obter a CNH, o candidato pode ser reprovado nas duas provas: a teórica e a prática. Caso isso aconteça, é possível refazer o exame. Para a prova teórica, o candidato pode ser reprovado uma vez e realizar o exame novamente após 15 dias.

Já na prova prática, é permitido refazê-la até sobrar tempo no período de um ano que o Detran libera para todo o processo. Entretanto, dependendo do estado, só mais 3 vezes. Se o candidato for reprovado nas três tentativas, precisará iniciar novamente o processo, realizando novas aulas práticas.

Fique atento: Feriados de abril trazem datas importantes que podem mudar sua rotina