PicPay lança assistente com IA generativa que faz Pix no WhatsApp com segurança. Veja como funciona a nova solução integrada ao aplicativo de mensagens.
O PicPay anunciou o lançamento do Assistente PicPay, uma solução inovadora que utiliza IA generativa para permitir a realização de Pix diretamente no WhatsApp.
A funcionalidade, fruto de uma parceria com a Meta e com tecnologia do Azure OpenAI Service, da Microsoft, foi desenvolvida para simplificar o cotidiano dos usuários, oferecendo segurança, praticidade e agilidade em transações financeiras.
O Assistente PicPay é capaz de identificar chaves Pix em diversas situações. Seja em mensagens complexas, áudios, fotos ou imagens, a ferramenta consegue extrair as informações necessárias para realizar o pagamento.
Como funciona o Assistente PicPay?
Entre as funções mais práticas estão:
- Reconhecimento de chaves Pix em imagens e mensagens encaminhadas;
- Leitura de tabelas de preços com a chave inserida no meio de outras palavras;
- Cálculo automático de porcentagens e divisão de despesas, ideal para contas compartilhadas, como churrascos ou compras em grupo.
Diferente de chatbots convencionais, a IA do PicPay entende contextos complexos e processa informações em tempo real.
Por exemplo, ao enviar uma foto de uma tabela de preços ou um áudio sobre despesas compartilhadas, o assistente é acionado automaticamente e finaliza a transação com segurança no aplicativo PicPay por meio de biometria.
Aproveite e confira:
- Benefício para desempregados vai MUDAR em 2025: novas regras podem dificultar saque?
- Se arrependeu de comprar à vista? Ainda dá para parcelar! Veja como
- Como obter desconto no IPTU utilizando o CPF: veja o passo a passo
- Quem pode sacar o Saque-aniversário do FGTS no fim de 2024? Confira as regras
Segurança e integração no WhatsApp
Para garantir a segurança dos usuários, todas as transações são concluídas dentro do aplicativo PicPay, onde é utilizada a biometria para autenticar o pagamento. A conta do Assistente no WhatsApp é verificada com o selo azul de verificação, assegurando sua autenticidade.
Além disso, o PicPay oferece o Modo Seguro, que permite aos usuários definirem limites específicos para transações Pix em contextos externos, proporcionando ainda mais controle sobre as operações.
O WhatsApp, por sua vez, utiliza criptografia de ponta a ponta em todas as mensagens, o que garante que dados sensíveis, como chaves Pix e instruções de pagamento, fiquem protegidos durante todo o processo.
Uma nova era para os pagamentos
Com a nova funcionalidade, o PicPay traz conveniência e tecnologia de ponta para o dia a dia dos brasileiros.
Segundo Danilo Caffaro, vice-presidente executivo de Serviços Financeiros Pessoa Física do PicPay, o uso de IA generativa eleva o Pix a um novo patamar, oferecendo uma experiência prática e segura aos clientes.
O banco, que possui atualmente 57 milhões de contas, também integra a IA generativa ao atendimento ao cliente no aplicativo, garantindo suporte mais ágil e eficiente. Mais de 5 milhões de usuários únicos já foram beneficiados com a tecnologia ao longo de um ano.
Outras funcionalidades e novidades
Além do Pix no WhatsApp, a tecnologia do Assistente PicPay abre caminho para outras funcionalidades no futuro. Entre os recursos planejados estão:
- Alertas de contas a vencer;
- Configurações de débitos automáticos;
- Consulta a documentos de veículos diretamente no aplicativo.