Veículos fabricados em anos específicos podem estar isentos do IPVA 2025. Confira as regras para cada estado e evite custos desnecessários.
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é uma das primeiras obrigações do ano para proprietários de veículos no Brasil.
No entanto, as regras de cobrança e isenção variam conforme o estado, levando em conta o ano de fabricação e outras condições pré-estabelecidas.
A boa notícia é que milhares de veículos estarão isentos do IPVA em 2025, de acordo com as regulamentações estaduais, e um deles pode ser o seu. Confira!
Isenções por estado
Quem está isento de pagar IPVA em 2025, por estado:
- São Paulo: veículos fabricados há 20 anos ou mais estão liberados de pagar o IPVA. Em 2025, isso significa que automóveis fabricados em 2005 ou antes estarão isentos. Veículos mais recentes, a partir de 2006, continuam sujeitos à cobrança, com penalidades previstas em caso de atraso, como multas, juros e bloqueio do licenciamento.
Outros estados com isenção para veículos com mais de 20 anos:
- Paraná
- Acre
- Alagoas
- Rio Grande do Sul
Não deixe de conferir:
- Sim, você pode tirar dinheiro do crédito pela maquininha de cartão; veja como!
- Modo Natal do WhatsApp já pode ser ativado: aproveite as festas com estilo!
- Descubra como mudar a voz da Meta AI no WhatsApp em poucos passos
- ‘Nubank vai deixar o Brasil’: afirmação deixa clientes em CHOQUE; e agora?
Estados com isenção para veículos de 15 anos ou mais
Algumas Unidades Federativas estabelecem a isenção para automóveis com 15 anos ou mais de fabricação. Em 2025, isso inclui veículos fabricados em 2009 ou antes. Os estados que seguem essa regra são:
- Amazonas
- Bahia
- Goiás
- Ceará
- Distrito Federal
- Espírito Santo
- Maranhão
- Pará
- Paraíba
- Piauí
- Rio de Janeiro
- Rondônia
- Sergipe
- Mato Grosso do Sul
Isenção para veículos com 10 anos de fabricação
No Amapá, Rio Grande do Norte e Roraima, a isenção é válida para carros com 10 anos ou mais. Em 2025, estarão livres do IPVA os veículos fabricados em 2014 ou antes.
Estados com regras específicas
- Mato Grosso: veículos com 18 anos ou mais de fabricação não estão sujeitos à cobrança. Em 2025, automóveis fabricados até 2006 estarão isentos.
- Santa Catarina e Tocantins: a isenção é válida para veículos com 30 anos ou mais, o que inclui automóveis fabricados até 1994.
- Alagoas: todo veículo fabricado até 2000 está livre da cobrança do IPVA.
Quais são as consequências para quem não paga o IPVA?
Em estados onde o imposto é obrigatório, o não pagamento pode resultar em:
- Multas
- Juros por atraso
- Impedimento de licenciamento anual
- Possível bloqueio do veículo para circulação
Dá para pagar o IPVA 2025 de forma parcelada?
Começa em 11 de dezembro o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025 com descontos que podem chegar a 28,13% se antecipado o valor integral no Rio Grande do Sul.
Para quem está com o bolso mais apertado, porém, há uma opção: parcelar o valor em até seis vezes, entre janeiro e junho do ano que vem.
E o melhor de tudo: o parcelamento não tem juros e o condutor que optar pelo método deverá pagar a primeira parcela até o dia 31 de janeiro.
A saber, o pagamento das parcelas poderá ser feito nos bancos conveniados (Banrisul, Bradesco, Sicredi, Banco do Brasil, Sicoob e Caixa Econômica Federal) ou por meio de Pix.
Os descontos referentes aos programas Bom Motorista e Bom cidadão serão aplicados independentemente da opção pelo parcelamento.
Os valores já estão disponíveis para consulta no site e no aplicativo do IPVA, que pode ser baixado gratuitamente na App Store e na Google Play.