Mensagem em garrafa viaja 16 anos e atravessa continentes até a Austrália

Uma garrafa com mensagem escrita em 2008 foi encontrada na Austrália após 16 anos. Veja o que ela continha e quem a lançou.

Depois de 16 anos e uma longa jornada marítima, uma garrafa contendo uma mensagem surpreendeu ao chegar à costa de Peterborough, na Austrália.

Lançada no mar em 2008, no Brasil, ela guardava um bilhete escrito em inglês, parte de um experimento pessoal realizado por Joe Johnson, um norte-americano que encontrou uma forma curiosa de transformar suas viagens de cruzeiro em aventuras globais.

O bilhete, datado de 30 de novembro de 2008, relatava o momento e a localização do lançamento no Oceano Atlântico, a 129 quilômetros de Salvador, no Brasil.

Mensagem em garrafa.
Bilhete lançado ao mar em 2008 no Brasil percorreu mais de 13 mil quilômetros até ser encontrado na Austrália. Entenda como isso aconteceu. (Foto: divulgação).

O que estava escrito na garrafa?

Johnson pediu a quem encontrasse a mensagem que enviasse informações sobre a descoberta por e-mail, incluindo o local e a data em que a garrafa foi achada. Como forma de incentivo, prometia enviar US$ 20 a quem participasse do experimento.

Mensagem em garrafa.
(Foto: divulgação).

A mensagem, traduzida, dizia:

“Parabéns! Sua curiosidade valeu a pena. Obrigado por recuperar essa garrafa e tirar um tempo para ver o que tem dentro. Tenho lançado garrafas como essa em vários oceanos, em diferentes locais ao redor do mundo, na esperança de que pessoas como você as encontrem e as retornem para mim nos Estados Unidos. Joguei essa garrafa no Oceano Atlântico em 30/11/2008, aproximadamente 129 quilômetros ao leste em Salvador, no Brasil. Gostaria que você me respondesse esta mensagem para eu saber o quão longe e por quanto tempo essa garrafa viajou. Para fazer valer a pena seu tempo participando do meu experimento, vou te enviar US$ 20 (vinte dólares) após o recebimento desta mensagem. Por favor, certifique-se de incluir seu nome e endereço. Novamente, obrigado por participar do experimento, espero saber detalhes sobre como você se deparou com essa mensagem na garrafa.”

Que tal conferir também?

Joe Johnson, que vive na pequena cidade de Towson, em Maryland, demonstrou surpresa ao saber que sua mensagem havia chegado à Austrália.

Durante entrevista à rádio ABC Melbourne, ele contou que essa é apenas a segunda vez que uma de suas mensagens é encontrada e revelou que já lançou mais de 100 garrafas ao longo dos anos.

Sobre a descoberta em Peterborough, ele comentou:

“Minha esposa e eu fizemos muitos cruzeiros. Não me lembro dessa garrafa específica. Em todos os cruzeiros que fizemos, provavelmente joguei uma ou duas garrafas na água.”

Mais de 13.000 km de distância

A distância entre o ponto de origem da garrafa, no Rio de Janeiro, e Peterborough, na Austrália, é de mais de 13.100 quilômetros.

O percurso, que levou mais de uma década, exemplifica como objetos lançados no oceano podem atravessar continentes, conectando histórias e pessoas de formas inesperadas.