Aposentados recebem ALERTA URGENTE e precisam ficar de OLHO para não caírem no NOVO GOLPE

Golpe do consignado afeta aposentados e pensionistas do INSS. Saiba como evitar esse crime e o que fazer se for vítima.

Muitos brasileiros, especialmente idosos e beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), são vítimas do golpe do consignado. Ao contrário do que muitos pensam, esse golpe frequentemente envolve gerentes de bancos, e não ocorre pela internet. Entenda como essa fraude é realizada e saiba como se proteger.

O golpe do consignado é um crime onde funcionários de bancos contratam empréstimos em nome dos aposentados sem o consentimento deles.

Essa prática abusiva resulta em descontos automáticos no benefício da aposentadoria, causando grandes prejuízos financeiros aos idosos. Muitas vezes, as vítimas demoram a perceber os descontos, o que pode levar ao endividamento.

Golpe do consignado aposentados.
Funcionários de bancos aplicam golpe do consignado em idosos. Veja como identificar e agir diante dessa fraude que compromete benefícios. (Foto: Jeane de Oliveira / Noticiadamanha.com.br).

Golpe do Consignado: aposentados, saiba como se proteger

O crédito consignado é uma modalidade de crédito pessoal voltada para servidores públicos, aposentados, pensionistas do INSS e, em alguns casos, trabalhadores da CLT.

A principal característica dessa modalidade é o desconto automático das parcelas no salário, aposentadoria ou pensão do cliente.

Por essa razão, idosos, que geralmente não verificam frequentemente o aplicativo do banco, são as principais vítimas desse golpe.

A dificuldade em controlar o extrato bancário contribui para a vulnerabilidade desse público.

Aproveite e leia: Pensando em trocar de celular? 7 DICAS importantíssimas para não se arrepender

Como funciona o Golpe do Consignado?

Funcionários de bancos, pressionados por metas, contratam consignados em nome dos beneficiários sem que eles percebam.

Em muitos casos, o aposentado só descobre o golpe quando nota a redução no valor do benefício. Ao informar o gerente do banco, muitas vezes, o aposentado encontra dificuldades para cancelar o empréstimo.

Os funcionários podem omitir informações sobre os direitos do consumidor, dificultando ainda mais a resolução do problema.

Como saber se fui vítima do Golpe?

Identificar o golpe do consignado pode ser desafiador devido à facilidade com que os funcionários de bancos acessam os documentos dos clientes. Para se proteger, siga estas medidas:

  • Verifique regularmente os extratos bancários e do benefício de aposentadoria.
  • Anote todas as contratações de crédito que fizer.
  • Suspeite de qualquer desconto que não tenha autorizado.
  • Peça ajuda de uma pessoa de confiança, como um filho ou cônjuge, para monitorar suas finanças.

O que fazer se fui vítima do Golpe?

Ao identificar um empréstimo não autorizado, siga os passos abaixo:

  • Entre em contato com o banco responsável: informe o ocorrido e solicite a anulação do contrato. A instituição financeira tem a obrigação legal de ressarcir os valores, incluindo juros e outros encargos do empréstimo.
  • Registre um boletim de ocorrência: vá até a delegacia mais próxima e relate o golpe do consignado. Esse documento é crucial para futuras ações legais.
  • Informe o INSS sobre a fraude: peça orientação sobre como reverter os descontos indevidos.
  • Faça uma queixa no Banco Central e no Procon: acesse o site do Banco Central (https://www.bcb.gov.br/) e registre uma reclamação contra a instituição financeira. Também registre a queixa no Procon do seu estado.

Ademais, buscar assistência jurídica é fundamental. Advogados ou defensores públicos podem auxiliar na entrada de uma ação judicial.

Lembre-se de que o banco pode não querer ressarcir os valores sem uma ordem judicial. Manter-se informado e agir rapidamente pode evitar maiores prejuízos.

Importante mencionar ainda que, para prevenir futuros golpes, vale seguir estas recomendações:

  • Mantenha seus dados pessoais seguros: evite compartilhar informações bancárias e pessoais com desconhecidos.
  • Desconfie de ofertas de crédito muito vantajosas: sempre verifique a veracidade da oferta com a instituição financeira.
  • Eduque-se sobre seus direitos: conheça os direitos do consumidor e saiba como proceder em caso de fraude.

Ao seguir essas orientações, você pode reduzir significativamente o risco de ser vítima de um golpe do consignado. A informação é a melhor defesa contra fraudes financeiras. Fique atento e proteja seu patrimônio.

Aproveite e leia: R$ 10.000 para montar o SEU NEGÓCIO! Aproveite esta oportunidade e saia AGORA do vermelho