Motoristas que usam drogas serão pegos em novo tipo de exame: drogômetro

Dentre os equipamentos de trânsito — o etilômetro (o popular bafômetro) é um dos mais conhecidos. O mesmo é usado para verificar se há a presença de álcool na corrente sanguínea do condutor do veículo. Entretanto, um novo equipamento poderá ser usado no Brasil em algum tempo. Chama-se de drogômetro — é usado para verificar se há a presença de substâncias ilícitas no sangue.

Condutor
Motoristas que usam drogas serão pegos em novo tipo de exame drogômetro | Foto: Jeane de Oliveira / noticiadamanha.com.br

Novo equipamento chega ao Brasil em breve

Trata-se de um equipamento que já é usado muito fora do país. Nações como Estados Unidos, Alemanha e Nova Zelândia já realizaram testes com o equipamento. No Brasil algumas amostras do equipamento já foram distribuídas e usadas em algumas regiões.

Bem como em Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS). Em 2019 a Polícia Rodoviária Federal fez o uso do equipamento para fins de testes. O intuito do mesmo é verificar se há a presença de cocaína ou maconha na corrente sanguínea do motorista.

Haja vista que o principal intuito do mesmo é exatamente este — verificar e punir o uso de drogas pelos condutores brasileiros. Seu uso é semelhante ao bafômetro — mas possui algumas variações.

O equipamento é usado pelos agentes de trânsito nos condutores suspeitos de estarem sob o efeito de alguma droga. Através da saliva do mesmo é possível verificar — caso seja verificado realmente a presença do mesmo: medidas mais sérias podem ser tomadas.

A fim de ser validado o real consumo dessas substâncias e assim poder ser julgado de acordo com as leis brasileiras acerca do consumo de drogas e direção perigosa sob influência de substâncias ilícitas e que causam dependências.

Leia maisPreço da CNH menor para pessoas com 50 anos; nova regra já está valendo?

Afinal, quando serão usados na prática?

Estes equipamentos ainda não têm data fixa para serem implantados no Brasil. Por mais que seja crime de trânsito conduzir veículos sob influência de substâncias que causem dependência — ainda há muito a ser discutido acerca deste equipamento.

Lembrando que isto é amparado por lei — pelo Artigo 306. Entretanto, os equipamentos ainda não podem ser usados por um único motivo — ainda é necessário que os mesmos sejam amparados e regulamentados pelo Contran.

Portanto, enquanto isso não acontecer — os agentes rodoviários não poderão realizar o uso do mesmo para este fins. Por mais que sejam usados para finalidades de teste — os resultados obtidos podem não ser aceitos pelo juiz.

Entretanto, estima-se que nos próximos meses o equipamento será avaliado e regulamentado pelo Contran a fim de que todos os órgãos de trânsito do Brasil tenham direito de usar o mesmo e assim tornar o trânsito ainda mais seguro.

Leia maisDirigir sem óculos: qual o valor da multa? Confira