Cadastro Único digital: veja como criar uma conta e agendar serviços

O Cadastro Único faz parte de um mecanismo utilizado pelo Governo Federal para encontrar e conceder o devido apoio aos brasileiros que estão em situação de vulnerabilidade social. Mas desde o seu lançamento, algumas críticas surgiram em relação às funcionalidades disponíveis nele, agora, após alguns anos, a versão digital do cadastro foi modificada e conta com várias funcionalidades, entenda o que pode fazer de novo. 

Confira tudo sobre o CadÚnico digital e como se cadastrar | Foto: Jeane de Oliveira / noticiadamanha.com.br

Como o aplicativo funciona?

Basicamente, ele permite que a maioria dos serviços que só poderiam ser feitos no CRAS, possam ser realizados pelo aplicativo, diminuindo o tempo de espera nas unidades físicas do centro em questão. 

Após realizar o download na loja de aplicativos padrão, de cada celular, basta entrar nele e realizar um breve cadastro, para conseguir utilizar a conta. Caso o usuário ainda não tenha o cadastro aprovado, ele receberá um comprovante para finalizar o cadastro de modo presencial.

Portanto, ocorre um “pré-cadastro”, onde as informações básicas são fornecidas, mas após algum tempo, é preciso ir até o CRAS confirmar e completar as informações. 

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O que o cidadão garante ao realizar o cadastro?

No momento em que o cadastro é realizado, o cidadão passa a ter um NIS, isto é, Número de Identificação Social. É ele que irá identificar todas as famílias e a situação que elas se encontram. Há alguns benefícios que são automáticos, outros, é preciso ter vagas disponíveis.

Por exemplo, para conseguir isenção em certos concursos públicos ou ter direito a tarifa social de energia, basta estar dentro do CadÚnico. Já para ter acesso ao Bolsa Família ou ao BPC, é necessário que o cidadão cumpra todas as regras e haja vagas disponíveis.

Portanto, o simples cadastro não garante vagas nos benefícios mais almejados, que são o Bolsa Família e o BPC. Mas é um importante passo, já que a depender da situação da família, é possível ter prioridade. 

É possível agendar serviços pelo aplicativo?

Sim, pelo aplicativo o usuário pode realizar algumas ações, ao passo que outras, ele irá marcar para ir presencialmente até o CRAS desempenhá-las. Além disso, é possível que seja realizado o upload de documentos por ele.

Mas há um caso específico, que é o das famílias unipessoais, quem está cuidando dessas pessoas são os municípios, portanto, é preciso ir até um CRAS para o envio da documentação correta. 

E caso os beneficiários não enviem a documentação da maneira correta, pode ser que o benefício seja cancelado posteriormente e o beneficiário retirado da folha de pagamentos. 

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