Quando vou receber do INSS em outubro? Veja o calendário

Boa notícia — os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem comemorar. Os pagamentos deste mês de outubro já começaram a ser processados e serão pagos a partir desta quarta-feira, 25. Os repasses serão estendidos até o dia 8 de novembro. Estima-se que cerca de 38 milhões de beneficiários receberão os recursos.

INSS
Quando vou receber do INSS em outubro Veja o calendário | Foto: Jeane de Oliveira / noticiadamanha.com.br

Cronograma de pagamentos é revelado

O INSS é um dos principais órgãos públicos do Brasil. Haja vista que destes 38 milhões de beneficiários — cerca de 12 milhões recebem valores acima de 01 salário mínimo.

Os demais recebem o valor base de 01 salário mínimo. O calendário do INSS possui como base o número final do NIS — com isso é possível obter mais organização por parte do Governo e beneficiários.

De acordo com o dígito final, será marcada a data do pagamento. Veja abaixo o cronograma de pagamentos para os beneficiários do INSS que recebem mensalmente até 01 salário mínimo — R$ 1.320.

  • Número final do NIS: 1
    Data de pagamento: 25 de outubro
  • Número final do NIS: 2
    Data de pagamento: 26 de outubro
  • Número final do NIS: 3
    Data de pagamento: 27 de outubro
  • Número final do NIS: 4
    Data de pagamento: 30 de outubro
  • Número final do NIS: 5
    Data de pagamento: 31 de outubro
  • Número final do NIS: 6
    Data de pagamento: 1 de novembro
  • Número final do NIS: 7
    Data de pagamento: 3 de novembro
  • Número final do NIS: 8
    Data de pagamento: 6 de novembro
  • Número final do NIS: 9
    Data de pagamento: 7 de novembro
  • Número final do NIS: 0
    Data de pagamento: 8 de novembro

Portanto, essas são as datas dos repasses oriundos do INSS aos seus mais de 36 milhões de beneficiários. Divididos em benefícios de assistência, pensões, etc.

Leia maisCartão Magalu tem limite inicial que surpreende; veja quanto

Novo limite é liberado para beneficiários do INSS

Ainda sobre o INSS, é comum que os brasileiros que são beneficiários do instituto acabem optando por fazerem empréstimos consignados. Em razão da redução da Selic para 12,5% — por mais um momento os números referentes à taxa mensal do consignado do INSS foi reduzido.

Haja vista que até então estava em 1,93%. Com a nova alteração que será vigente a partir desta segunda-feira, 23, o INSS contará com uma nova taxa de juros do consignado de até 1,84% ao mês.

Os bancos que trabalharem com taxas superiores a essas precisam ser notificados e é cabível de multa. Haja vista que por mais que os bancos não queiram a redução das taxas — as chances de inadimplência são mínimas.

Portanto — o Conselho Nacional Previdenciário fixou novamente uma nova taxa de juros e a partir desta semana já passa a ser válida. Ademais — basta aguardar os novos valores do salário mínimo a fim de verificar os novos limites com base na nova taxa de juros.

Lembrando que o limite dos repasses possui como base o valor do salário mínimo — haja vista que somente 35% dos repasses podem ser comprometidos com consignado.

Leia maisURGENTE! Novo limite do consignado do INSS entra em vigor