Banco Central CONFIRMA: Pix vai mudar; entenda

Não faz muito tempo que o Pix foi criado e em questão de meses já se tornou um dos meios mais populares de transferências financeiras. Haja vista que não possui custos e é feito em questão de segundos. O Banco Central informou algumas mudanças no Pix que surpreendeu os usuários brasileiros. A última chocou a todos! Entenda o que mudou na modalidade.

Pix
Banco Central CONFIRMA Pix vai mudar; entenda | Foto: Jeane de Oliveira / noticiadamanha.com.br

Pix sofre alterações

Desde o lançamento do Pix em novembro de 2020 — o Pix vem sofrendo alterações e constantemente sofre atualizações em seus modelos de uso. O Banco Central prometeu uma grande mudança no Pix para o ano de 2024! Entenda o que muda e quais são os benefícios para os usuários.

Uma das mudanças citadas será o Pix por aproximação. Bem como acontece com o pagamento por aproximação do cartão de crédito. O Pix por aproximação irá deixar todo o procedimento de pagamentos mais veloz e eficaz para os usuários.

Serão aceitas algumas tecnologias nesse processo. Bem como NFC, bluetooth ou biometria. Haja vista que nem todos os dispositivos podem ter disponibilidade para essas ferramentas.

Outra mudança bastante eficaz será o Pix parcelado, que já é verdade para muitos bancos. Entretanto, o intuito do Banco Central é formalizar essa modalidade de pagamentos e transformar em um único produto — a fim de estipular regras a serem seguidas, bem como os juros.

Diante de todas essas mudanças — o BC informa que está buscando de todas as maneiras uma forma de poder realizar o Pix de maneira off-line, isto é, mesmo sem acesso à internet. Haja vista que quando o acesso à rede é fraco, o consumidor pode passar por grandes vexames.

Leia maisPagBank lança nova promoção FÁCIL DE GANHAR; já viu?

Outras novidades são anunciadas

Muitas pessoas precisam realizar transações internacionais, acabam ficando à mercê das carteiras de pagamento. Como por exemplo — PayPal. O BC informa que está estudando uma maneira de permitir a transferência internacional de recursos através do Pix.

Haja vista que é uma grande missão, durante a transferência deve ocorrer a conversão, etc. Portanto, é importante estar atento quanto a essas mudanças estipuladas pelo Banco Central.

Por fim: uma mudança que muitos estão pedindo irá chegar nos próximos meses. O Pix automático. Permitindo que todos os meses sejam realizados transferências repetidas para o contato favoritado.

É uma espécie de débito automático — mas através do Pix. A previsão é que esta modalidade alcance a todos os brasileiros — de maneira mais eficaz as empresas que precisam realizar pagamentos mensais recorrentes.

Tudo indica que até o fim do ano mais novidades do Pix serão reveladas e novas ferramentas implementadas na modalidade.

Leia maisALERTA GERAL: fique de olho para não perder o BPC HOJE