Ingredientes nocivos estão em 98% dos ultraprocessados no Brasil

Na correria do dia a dia, é comum que na maioria das vezes, a população opte por alimentos ditos como ultraprocessados, por conta de sua facilidade, sabor e também há o fator preço, que geralmente, é bastante acessível. Contudo, uma pesquisa realizada no Brasil, chegou a conclusão alarmante que mais de 98% dos alimentos da categoria, possuem ingredientes que fazem mal à saúde, confira os principais e como fazer para se proteger. 

Saiba quais os ingredientes nocivos que estão presentes na maioria dos alimentos ultraprocessados | Imagem de PublicDomainArchive por Pixabay

O que é considerado alimento ultraprocessado?

Ao todo, foram analisados 10 mil produtos da categoria ultraprocessados, basicamente, a categoria conta com os produtos que não são de fato alimentos, mas reformulações de substâncias que são obtidas após o fracionamento de alimentos. Por conta disso, tantos ingredientes nocivos são adicionados a eles. 

A saber, os principais são sódio, gorduras e açúcares livres, vale lembrar que os ingredientes citados, podem ser consumidos, todavia, em baixa quantidade, a partir do momento que há a ingestão deles em excesso, pode trazer prejuízos à saúde do consumidor. 

Além dos citados, há outros nos quais não é possível saber exatamente os danos que causam aos brasileiros, como os ingredientes que focam em realçar a cor, sabor e textura do alimento. 

A indústria não se preocupa com isso?

De acordo com especialistas, não, mas isso acontece pelos hábitos da maioria dos brasileiros. É uma linha tênue entre entregar produtos bonitos ou entregar produtos nutritivos. Por conta disso, a maioria dos alimentos não são tão nutritivos como deveriam ser. 

Já que a indústria precisa entregar ao cliente final, uma espécie de alimento “perfeito”. Tanto no quesito cor, sabor e textura é necessário que durante sua validade, ele não perca essas características citadas, caso contrário, as vendas provavelmente iriam diminuir bastante. 

Por conta disso, a maioria dos alimentos acabam tendo conservantes em excesso para mantê-lo mais tempo em boas condições, principalmente, no Brasil, onde o país possui grandes dimensões o que torna a logística bem complicada.

Veja também: Este É O Motivo Pelo Qual Você Deveria Deixar Panelas FORA Da Geladeira

O que fazer?

A melhor medida, é equilibrar o consumo dos alimentos ultraprocessados, o ideal seria eliminá-los da dieta, contudo, isso se torna inviável em um país onde uma grande parte da população encontra-se em vulnerabilidade social, portanto, entre um alimento saudável e outro acessível, o fator preço sempre falará mais alto. 

Além disso, sempre que possível, é interessante acrescentar frutas e legumes frescos no dia a dia. Na maioria das cidades, há mercados populares, onde todos os dias é possível encontrar tais alimentos. 

Como não é possível melhorar 100% a dieta, pelo menos, melhorar um pouco já ajuda a amenizar os possíveis problemas causados pelo consumo exagerado dos alimentos citados. 

Veja também: Muitos Amam Este Alimento No Mercado! Anvisa Já Proibiu Sua Venda