Truque: melhore o sinal do Wi-Fi com um objeto velho da sua casa

Com o mundo digital cada vez mais incorporado à realidade de todos ao redor do planeta, é comum que boa parte do seu dia esteja relacionado à internet e seus conteúdos. Contudo, quando o sinal do Wi-Fi da sua suposta banda larga está atrapalhando os seus planos, não é hora de gastar com equipamentos mais caros para melhorar a conexão, e sim aprender o truque que contaremos logo abaixo, que vai te poupar dinheiro e turbinar a sua internet!

Aprenda um truque simples e totalmente gratuito pode melhorar o sinal do Wi-Fi da sua casa. | Foto: Reprodução

Sucata pode te salvar

Não é necessário gastar dinheiro em um amplificador de sinal Wi-Fi potente e naturalmente caro, quando se tem um roteador antigo disponível. Especialistas em tecnologia do Which? sugerem que tirar o antigo roteador do seu armário empoeirado e configurá-lo da maneira certa pode resolver problemas de conexão à internet instável.

Tom Morgan, especialista em suporte técnico do Which?, explicou em um post recente do blog que conectar um roteador antigo e ajustar suas configurações pode transformá-lo em um repetidor de sinal Wi-Fi, oferecendo uma alternativa sustentável e econômica à compra de um novo.

Leia mais: Telefone Fixo Pode Se Tornar Peça De Museu Em Algumas Cidades Do Brasil

Wi-fi turbinado: aprenda a configurar

A maioria dos roteadores possui um modo “repetidor sem fio” ou “ponte wireless” embutido que permite configurá-los para ampliar o sinal Wi-Fi e utilizar as portas ethernet LAN para conectar outros dispositivos fisicamente à rede.

Para realizar essa configuração, siga estes passos simples:

1 – Restaure as configurações de fábrica do roteador antigo. Geralmente, isso é feito pressionando o botão de reset na parte de trás do roteador por 30 segundos.

2- Anote os endereços IP do seu roteador atual e do antigo. Essas informações podem ser encontradas na parte de trás do roteador ou em um pequeno cartão fornecido pelo provedor de banda larga.

3 – Conecte um cabo ethernet a uma das portas LAN (ethernet) do roteador antigo e a outra extremidade ao seu computador.

4 – Abra um navegador da web em seu computador e digite o endereço IP do roteador antigo na barra de endereços.

5 – Será solicitado que você insira o nome de usuário e a senha do roteador. Uma vez logado, navegue até as configurações de LAN e procure as configurações do DHCP. Desative o servidor DHCP no roteador antigo para que o roteador principal cuide da atribuição dos endereços IP.

6 – Ainda dentro das configurações de LAN, você encontrará uma opção para configurar o endereço IP. Neste ponto, você pode atribuir um endereço IP estático na mesma faixa do seu roteador atual em uso. Por exemplo, se o endereço IP do seu roteador principal for 192.168.1.1, você pode atribuir 192.168.1.2 ao roteador antigo.

7 – Navegue até as configurações de rede sem fio no roteador antigo e procure a opção para SSID ou nome da rede sem fio. Atualize o SSID e a senha para que correspondam ao seu roteador atual. Isso permitirá que seus dispositivos se conectem automaticamente e alternem perfeitamente entre os dois roteadores.

8 – Salve as alterações feitas e desconecte o cabo ethernet do seu computador.

9 – Conecte uma extremidade do cabo ethernet a uma porta LAN no roteador antigo e a outra extremidade a uma porta LAN no seu roteador principal.

10 – Após concluir os passos técnicos, posicione o roteador antigo em uma área com sinal fraco para melhorar a cobertura Wi-Fi.

Tom Morgan recomendou o uso de um cabo ethernet para conectar o roteador antigo ao roteador principal, garantindo uma conexão ainda mais confiável entre os dispositivos. Caso o uso de um cabo ethernet seja inviável (ou um pesadelo visual), uma alternativa viável é utilizar um adaptador powerline.

Leia também: 10 Atitudes Para Proteger Seu WhatsApp De Invasores

*Com informações do The Sun

Vale a pena comprar um repetidor de sinal Wi-Fi?

Essa é uma dúvida bastante comum, se é melhor comprar um novo roteador e realizar o passo a passo citado ou comprar logo um repetidor de sinal. E a resposta é: depende. Então, a depender da situação, é mais vantajoso um roteador e a depender da situação, um repetidor.

Caso a residência não utilize o cabo de rede para nada, nem para colocar na televisão, talvez não seja tão necessário um roteador e apenas um repetidor de sinal já irá resolver o problema. Todavia, caso seja preciso utilizar o cabo de rede, o roteador será uma boa opção.

Além disso, um fator que possui bastante impacto é o preço, em uma pesquisa rápida, um repetidor de sinal simples custa por volta de R$ 60, ao passo que um roteador simples custa por volta de R$ 100.

Por que especialistas pedem para desligar o Wi-Fi depois de sair de casa?

Parece estranho quando alguém diz que desliga o roteador ao sair de casa, entretanto, essa atitude é a mais correta e pode evitar grandes prejuízos em um futuro próximo, além de economizar bastante energia. De acordo com um estudo feito pela Avast Software, a grande maioria das pessoas no Brasil possuem senhas genéricas. 

E a combinação desses dois fatores, roteador ligado e senhas fracas, pode ser um prato cheio para criminosos virtuais, que podem atacar a sua rede e ter acesso a todos os dispositivos conectados. E para quem acha que isso é besteira, basta lembrar que foi através de um roteador residencial que um grupo de hackers conseguiram invadir os servidores do Xbox e do PlayStation há cerca de uma década. 

Portanto, ao sair de casa, sempre desligue o seu roteador e tenha uma senha forte, para evitar que ataques aconteçam em sua residência.