Desvendando a Barbie: por que o filme fez TANTO SUCESSO?

Live-action da boneca mais amada do mundo que estreou na última semana no Brasil, e conta com estrelas do momento, como Ryan Gosling e Margot Robbie. Até agora, o filme Barbie é considerado o maior sucesso de bilheteria do ano nos Estados Unidos e Canadá, arrecadando US$ 155 milhões no fim de semana de estreia. Entenda mais sobre o estrondoso sucesso do longa nos cinemas logo abaixo.

Entenda o sucesso por trás do filme Barbie, que estreou no Brasil na semana passada. Foto: Reprodução / Warner Bros. Pictures

Arrecadação mundial ultrapassou R$ 1 bilhão

Segundo informou a distribuidora Warner Bros à BBC, o filme Barbie é o maior sucesso de bilheteria do ano nos Estados Unidos e Canadá até agora. Estima-se que US$ 155 milhões (aproximadamente R$ 740 milhões) foram arrecadados no fim de semana de estreia, segundo a empresa.

Enquanto isso, Oppenheimer, também lançado na semana passada, e tido como o filme que disputaria bilheterias com o live-action da boneca mais popular do mundo, arrecadou US$ 93,7 milhões (cerca de R$ 447 milhões) nos Estados Unidos, segundo a Universal Pictures.

No fim de semana de estreia de Barbie, estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling, as vendas de ingressos ultrapassaram as do fim de semana de estreia do sucesso de público Super Mario Bros. – O Filme, tornando Barbie o maior sucesso de bilheteria de 2023 até agora. Em todo o mundo, o lançamento de Barbie arrecadou US$ 337 milhões (cerca de R$ 1,6 bilhão).

No Brasil, segundo a imprensa local, o filme da Barbie arrecadou mais de R$ 22 milhões em bilheterias no país em sua estreia nos cinemas, que aconteceu na última quinta-feira (20), e reuniu 1,2 milhão de brasileiros nas salas de cinemas.

Leia mais : Oppenheimer: 7 fatos que você não conhecia sobre o criador da bomba atômica

Cinema revive bons tempos

Os cinemas cheios são, na verdade, algo que não é mais tão comum atualmente em qualquer parte do mundo, uma das causas apontadas seria a perda de espaço para a concorrência dos serviços de streaming.

Mas ao que tudo indica, o filme Barbie relembrou os áureos tempos da telona. A rede Vue, no Reino Unido informou na sexta-feira que a pré-venda de ingressos para Barbie foi “maior do que para qualquer outro sucesso de bilheteria lançado neste ano”. A bilheteria na sexta-feira foi a mais alta de todas as sextas-feiras desde a pandemia de covid-19 — e a terceira maior de uma sexta-feira da rede de todos os tempos.

Antes do lançamento dos filmes, a rede Odeon, no Reino Unido, informou que mais de 200 mil ingressos antecipados haviam sido comprados — e esperava-se que cerca de 10 mil espectadores assistissem a ambos os filmes, Barbie e Oppenheimer, durante o fim de semana de estreia.

A Vue, que tem 91 cinemas em todo o Reino Unido e na Irlanda, disse que foi o fim de semana com a maior venda de ingressos em quatro anos, e o fim de semana com a segunda maior bilheteria da história, com Barbie, da diretora Greta Gerwig, a caminho de se tornar o maior sucesso de bilheteria de 2023 no país, à frente de Super Mario Bros. – O Filme.

Os dois filmes levaram meio milhão de pessoas às salas de cinema da Vue, com 4 mil sessões esgotadas para Barbie em todo o Reino Unido e na Irlanda, segundo a empresa.

Barbie conta a história de amadurecimento da boneca infantil, na qual ela explora sua identidade e incentiva o amigo Ken a buscar sua individualidade.

A trama de Oppenheimer, filme protagonizado por Cillian Murphy e dirigido por Christopher Nolan, é centrada no desenvolvimento da primeira bomba atômica. Os dois filmes foram lançados na semana passada, e a competição entre os dois foi chamada nas redes sociais de “Barbenheimer”.

No início de julho, o elenco de Oppenheimer abandonou a première do filme em um ato de apoio à greve dos atores de Hollywood, que protestam em parte pela invasão da inteligência artificial (IA) nas produções.

O filme arrecadou US$ 93,7 milhões (aproximadamente R$ 447 milhões) nos mercados internacionais, elevando seu total global para US$ 174,2 milhões (cerca de R$ 831 milhões), de acordo com a Universal Pictures.

Leia também: Cena pós-crédito do filme da Barbie: vale a pena ficar após o fim da história?