FGTS digital entre em operação em agosto; veja o que muda

Para você que é empresário e tem sua empresa e recolhe o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) de seus funcionários precisam ficar atentos para o FGTS Digital, pois esse serviço veio realmente para facilitar a rotina do Departamento Pessoal das empresas. 

O governo também vai colocar à disposição dos empregadores este tipo de serviço a partir do mês de agosto, ou seja, vai passar primeiro por uma fase de teste para os empregadores poderem se adaptar com esse novo sistema de recolhimento do FGTS, assim a implementação está prevista para o mês de janeiro do ano de 2024. 

E a data prevista no período de testes será entre o 16 de agosto e vai terminar no dia 3 de novembro. Por ainda ser um ambiente de teste, as guias do FGTS Digital não terão validade legal só que o empregador poderá fazer a simulação dos pagamentos, acompanhando o processo desde o envio de dados ao eSocial até acontecer a quitação da obrigação do recolhimento. 

FGTS digital entre em operação em agosto; veja o que muda
veja as informações sobre o FGTS Digital. Imagem: Jeane de Oliveira / Noticiadamanha.com.br

FGTS Digital 

O FGTS Digital vai ser uma plataforma virtual de sistemas integrados, pois tem como objetivo da tecnologia, como diz o Governo Federal, pata integrar os sistemas para gerenciar os mais variados processos das obrigações do FGTS. Devido a isso, as empresas podem cumprir as obrigações de uma maneira mais simples e rápida. 

Como foi informado acima, a sigla do FGTS significa Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, e na prática nada mais é que uma garantia para os trabalhadores demitidos sem a justa causa. 

E para que esse procedimento fique seguro, todo mês as empresas precisam pagar a chamada GRF (Guia de Recolhimento do FGTS), e o valor vai para as contas da Caixa Federal correspondentes aos trabalhadores. E por isso que a plataforma do FGTS vai vir para substituir a GRF e poder unificar todos os serviços somente um uma plataforma. 

Serviços disponíveis no FGTS Digital 

Através da implementação desse novo sistema, seja o empregado ou o empregador eles têm uma série de serviços disponíveis. Mas para as empresas, tem como: 

  • Criar ou personalizar boletos 
  • Realizar consultas 
  • Visualizar dívidas 
  • Parcelamentos 
  • Solicitação de reembolso 
  • Outros 

São diversos serviços que podem contribuir com a otimização e prestação de contas quanto ao FGTS. 

Já em relação aos colaboradores tem como: 

  • Consultar extratos 
  • Verificar depósitos 
  • Conferir atrasos 
  • Verificar transferências 
  • Empréstimos 
  • Serviços de liberação de crédito 

Veja também: FGTS digital para saque? Entenda as mudanças para 2023

Acesso a plataforma 

Para ter acesso a essa plataforma é preciso utilizar o login de registro do site gov.br com o nível prata ou ouro, também é um meio seguro e confiável para o usuário pode acessar os serviços que o Governo Federal disponibilizada. 

Veja também: Aviso: revelado o que está acontecendo no app do FGTS; alívio ou preocupação?