Passo a passo para emitir sua Carteira de Trabalho Digital AGORA

Carteira de Trabalho Digital – Desde 2019, o documento que sustenta a história profissional dos brasileiros ganhou uma nova versão, agora digital. A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), que por anos foi impressa e preenchida manualmente, se modernizou, tornando-se acessível por um aplicativo ou através de um site oficial. No entanto, muitos brasileiros ainda têm dúvidas sobre como proceder para obter sua CTPS Digital.

Passo a passo para emitir sua Carteira de Trabalho Digital AGORA
A carteira de trabalho digital substitui a antiga CTPS física e traz facilidade no acesso às informações trabalhistas. | Imagem: Jeane de Oliveira / noticiadamanha.com.br

Você já conhece a Carteira de Trabalho Digital?

A CTPS, seja em sua versão física ou digital, é um documento de fundamental importância para o trabalhador. É nela que ficam registradas informações como data de admissão, duração do vínculo empregatício, remuneração, pagamento do seguro-desemprego e do Programa de Integração Social (PIS), férias e data de saída do emprego. Tudo isso dentro do regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

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Estes registros, além de apresentarem um histórico completo da vida profissional do trabalhador, também são essenciais para a garantia de direitos como aposentadoria, seguro desemprego, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e para a contabilização do tempo necessário para requerer a aposentadoria.

Embora a carteira de trabalho digital tenha começado a substituir a CTPS física a partir de setembro de 2019, a questão que surge é se aqueles que já possuem a versão física precisam fazer a carteira digital. A resposta é sim. É importante fazer a sua carteira digital pois, mesmo que você ainda tenha a versão física, a digital passou a substituí-la. O número da carteira digital é o seu CPF, o que facilita a memorização, uma vez que não será necessário se lembrar de um novo número.

A carteira de trabalho física, no entanto, não deve ser descartada. Ela deve ser guardada com cuidado, pois poderá ser necessária para consultas futuras.

Como obter o documento

Obter a carteira digital é um processo bastante simples. O aplicativo da CTPS Digital, disponível para sistemas Android e iOS, coleta e integra dados de diversas bases governamentais, além das informações enviadas pelo empregador por meio do sistema eSocial, que incluem detalhes do contrato de trabalho, registros de férias, décimo terceiro salário e assim por diante.

Para obter o documento digital, você deve baixar o aplicativo oficial “Carteira de Trabalho Digital” ou acessar o site correspondente. Em seguida, na tela inicial, deve inserir o CPF e clicar em “Continuar”. Se já tiver cadastro em algum serviço digital do governo, será solicitada a senha; caso ainda não tenha uma conta, deverá preencher os campos com informações pessoais e seguir as orientações na tela.

A segurança do processo é garantida por meio de algumas confirmações de informações pessoais e profissionais. Serão feitas perguntas sobre dados pessoais, como nome da mãe e data de nascimento, bem como sobre vínculos empregatícios anteriores, como nome do último empregador, ano do último contrato e se recebeu benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) nos últimos cinco anos. Após a confirmação correta desses dados, você terá acesso a todas as informações sobre seus vínculos empregatícios.

Portanto, a versão digital da CTPS facilita o acesso às informações de trabalho e traz uma maior praticidade para o trabalhador, que não precisa mais portar o documento físico. Isso sem falar na sustentabilidade proporcionada pela redução do uso de papel. Adotar a CTPS Digital é estar em sintonia com os avanços tecnológicos e a modernização dos serviços públicos no Brasil.

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