Adoçante é um GRANDE INIMIGO do DNA humano; saiba mais

Não é de hoje que os brasileiros optam pelo adoçante ao invés do açúcar comum. Entretanto, cientistas da Universidade da Carolina do Norte revelaram que o adoçante pode estar diretamente relacionado a alguns problemas de saúde. Isto porque foi identificado uma substância química que acaba sendo gerada a partir do momento que o intestino começa a digerir o adoçante. Entenda quais são os riscos e o que os pesquisadores recomendam.

Açúcar
Adoçante é um grande inimigo do DNA humano | Image by Hebi B. from Pixabay

Adoçante pode ser o grande vilão?

Depende! Já faz algum tempo que alguns estudiosos estão correlacionando o uso do adoçante com algumas doenças. E a partir de um estudo feito por pesquisadores da Carolina do Norte, Estados Unidos, foi confirmado que a digestão do adoçante no intestino acaba gerando uma substância genotóxica.

Portanto, logo após a digestão, acabou sendo verificado o surgimento da sucralose. Essa substância é prejudicial ao DNA podendo causar danos em suas estruturas. Os responsáveis pela descoberta afirmam que isso pode ser bastante relevante para o entendimento dos problemas de saúde ligados ao adoçante.

A pesquisa foi publicada na revista Journal of Toxicology and Environmental Health. Nos trechos verificados é possível verificar que há a presença da sucralose-6-acetato. Em alguns casos são encontrados até mesmo antes que haja a digestão. Os pesquisadores responsáveis optaram por realizar os experimentos em células humanas.

Desse modo coletaram células sanguíneas e monitoraram os marcadores da substância causado de genotoxicidade. E então, constataram que ela causou a quebra das moléculas de DNA que estavam expostas. As células usadas foram do intestino humano.

Leia mais: Ninguém conhece estes 4 SINTOMAS que denunciam a demência

Quais são as alternativas ao adoçante?

Por mais que ainda não haja relatos de problemas sérios ocasionados pelo uso do adoçante comercial, algumas pessoas acabaram optando por substitui-lo. Entretanto, nem todos podem ingerir o açúcar “comum”. Não podendo consumir um dos dois, é necessário optar por outras vias.

Os adoçantes usados nestes testes acima, não são de marca A ou B. Mas estão simplesmente rotulados como adoçantes comerciais. Ou seja, aqueles industrializados. Ademais, é uma opção optar pelo uso de adoçantes naturais por via das dúvidas. Extraídos de plantas.

A Stevia é um adoçante natural, bastante usado por pessoas que têm diabetes ou estão em dieta restrita. Possui zero calorias e é extraído de plantas. É uma alternativa bastante eficaz mediante ao açúcar refinado.

Portanto, é uma excelente opção ao açúcar comum e ainda por cima ao adoçante comercial. Existem outros que também são usados. Como é o caso do maltitol, taumatina e eritritol. É bom sempre optar por versões naturais desses adoçantes.