O que muda com o NOVO RG e quem tem que atualizar para não se dar mal

A notícia sobre o novo RG (Registro Geral) já é conhecida por quase todos, teve bastante comentário no início do novo sobre essa mudança que irá ocorrer me nosso país. A partir do dia 6 de novembro de 2023 todos os órgãos que trabalham com documentos vão ser obrigadores a começar a oferecer esse novo padrão de identificação, que é conhecido como CIN (Carteira de Identidade Nacional). 

Se você for perceber, algumas dessas mudanças já começaram a acontecer no último documento vigente, pois uma dessas mudanças é a possibilidade de ter o documento tanto em papel como na versão digital, ou seja, a sua identidade pode ficar salva no celular ou através de um aplicativo. 

Tudo isso é pensando na praticidade e facilidade para não ter que ficar levando o documento em papel para qualquer lado e ter mais risco de perder ou ser roubado. Como atualmente todos gostam de guardar todas as informações necessárias hoje no celular, esse documento também foi adaptado para isso. 

O que muda com o NOVO RG e quem tem que atualizar para não se dar mal
Tem até o ano de 2032 para migrar para o novo documento. Imagem: Jeane de Oliveira / Noticiadamanha.com.br

Mudança do RG 

O novo documento está sendo modificado para facilitar para os moradores e terem apenas um documento de identificação, ou seja, não vai mais precisar ficar levando dois ou três documentos, apenas com o CIN a pessoa será identificada, pois constará com todas as informações. 

Outra mudança sobre o documento digital é também a facilidade para acessar todas as informações que têm nele, através de um QR-Code vai conseguir ver as informações pessoais da pessoa, tudo isso é para aumentar a segurança e a tecnologia do documento que é usado para tudo em que formos fazer. 

Quais informações constará no CIN? 

Será um documento bem diferente do RG, terá muitas informações necessárias para quando precisar mostrar o documento já ter todos os dados e não precisar ficar pegando outro documento. No CIN terá: 

  • Nome, data de nascimento 
  • Filiação e foto 
  • Pode acrescentar informações adicionais como: nome social, grupo sanguíneo, se é doador de órgãos, e diversos outros. 

Essas informações adicionais são opcionais, mas devemos ressaltar que são informações necessárias e que podem ajudar na hora da urgência, como por exemplo em casos de acidente, pode ocorrer da pessoa perder muito sangue, e através do documento e já tendo essas informações como o tipo sanguíneo já pode ajudar a salvar a vida da pessoa acidentada. 

Veja também: Quem é obrigado a emitir o NOVO RG? Documento se tornou obrigatório?

Quem precisa atualizar a identidade? 

A atual versão do RG vai continuar valendo até o dia 28 de fevereiro do ano de 2032, por mais que já comece esse ano a ser disponibilizado não tem como todos os cidadãos trocar de uma vez, por isso vai ter esse tempo para migrar –para o novo RG, durante esses anos. 

Será até 2032 para não sobrecarregar os órgãos que trabalham com esse documento e para não ter demora e constrangimento na troca do documento, ou seja, esse tempo vai facilitar o processo. 

Veja também: Não vá esquecer! PRAZO para atualiza NOVO RG está acabando