Já passaram 5 ANOS, minhas dívidas ainda podem ser cobradas?

Infelizmente, a maioria dos brasileiros atualmente estão com o nome negativo e com dívidas, e nos últimos anos isso vem crescendo, sabemos que fomos afetados pela pandemia, houve perda de empregos, negócios fechando, preço das coisas aumentos e todos esses fatores fez com que o índice de negativados subissem. 

Muitos comentam que após 5 anos a dívida caduca, porém isso não é verdade e vamos explicar o motivo, o cidadão após esses anos ele não volta a ter um crédito, pois a dívida nunca vai deixar de existir, a maioria das pessoas pensam isso porque depois desse período as empresas de créditos são obrigadas a tirar o nome do devedor das suas litas.  

Já passaram 5 ANOS, minhas dívidas ainda podem ser cobradas
dívida não some depois de 5 anos, confira. Imagem: Jeane de Oliveira / Noticiadamanha.com.br

Um exemplo é a Serasa, SPC Brasil e instituições financeiras que são os órgãos que tem essa lista dos brasileiros que fizeram dívidas e não conseguir pagar. Assim que passar 5 anos, o nome da pessoa sai dessa lista dos negativas e não entra no cálculo do score. 

No entanto, o banco que ficou devendo pode acionar a justiça e dar um prazo determinado para que esse pagamento seja feito, conforme o Código Civil. Mas essa cobrança também pode acontecer de outra maneira, através de uma ligação ou carta, e assim não leva constrangimento para a pessoa. 

Prazos para essas cobranças consideradas judiciais 

Se antes você acreditava que depois de 5 anos a sua dívida deixa de existir, não acredite mais nisso, é preciso ficar atento para não receber nenhuma cobrança judicialmente, e isso pode acontecer nesses anos: 

1 ano – em casos de despesas com hospedagem e dívidas de seguros 

3 anos – em casos de aluguel de imóvel e empréstimos 

5 anos – em casos de cartão de crédito, cheque especial, boletos bancários, impostos e convênios médicos 

10 anos – em casos de telefone, água e energia elétrica. 

É importante ressaltar que esses prazos são valem quando não tem cobrança judicial por essa dívida, agora se for um processo aberto esse prazo não existe mais. 

Caducar X Prescrever 

É extremamente importante todos os brasileiros saberem a diferença. A dívida não pode ser cobrada quando ela prescreve, ou seja, quando determinada empresa deixa de cobrar ela por muito tempo, por isso caducar e prescrever não podem ser considerados iguais. 

Para a prescrição de uma dívida pode variar de acordo com o débito. Por isso, se não efetuar o pagamento durante 5 anos não vai tirar o devedor do problema. 

Veja também: Nubank emite ALERTA para todos os que possuem dívidas

Nome sujo e suas consequências 

Quando uma pessoa fica negativa tem problemas em várias áreas, principalmente para: 

  • abrir conta em banco 
  • Conseguir cartões de crédito 
  • solicitar empréstimos (alguns bancos oferecem crédito para negativados, mas cobram taxas de juros muito altas, o que pode acabar gerando um endividamento ainda maior) 
  • conseguir linhas telefônicas (seja móvel ou fixa) 
  • fazer compras no crediário 
  • financiar bens (móveis ou imóveis) 
  • entrar em consórcios 
  • assinar contratos com prestadores de serviço 
  • obter visto de entrada em alguns países. 

Veja também: ALERTA GERAL para quem tem dívidas no Serasa e não pagou