Não marque bobeira! Confira as novas regras do INSS para 2023

Para quem é segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em 2023, deve ficar esperto porque ocorreu algumas mudanças que dão sequência com a Reforma da Previdência, para quem não conhece essas regras são chamadas de regras automáticas de transição, ou seja, essas regras trazem mudança na norma de benefícios de cada ano, e neste ano de 2023 vai ter o aumento na pontuação para aposentadoria, seja por tempo de contribuição ou por idade.

As pessoas que ainda tem tempo para se aposentar devem estar por dentro dessas mudanças e regras e já ir se planejando com base nesse procedimento para conseguir a aposentadoria.

Não marque bobeira! Confira as novas regras do INSS para 2023
Veja agora mesmo as mudanças que estão ocorrendo. Imagem: Jeane de Oliveira / Noticiadamanha.com.br

Visão de um especialista

Isabela, especialista sobre o assunto informa “Esse plano nada mais é que uma sugestão para garantir a aposentadoria menos prejudicial e mais vantajosa para os segurados do INSS, tivemos muitas mudanças na Reforma da Previdência, a análise é o que vai garantir que o segurado não perca o seu tempo e nem o seu dinheiro”.

Essas mudanças que ocorreram na Reforma para ter o direito à aposentadoria retardam mais o tempo de espera para alcançar o tempo ideal para receber o benefício. “Todos que contribuem com a previdência tem direito da aposentadoria, e quando chega na hora de se aposentar deveria ser um período ao qual a pessoa não precisasse se preocupar, mas infelizmente alguns terão que esperar mais tempo para se aposentar”.

Veja também: INSS emite ALERTA GERAL para os herdeiros de aposentados e pensionistas

Mudanças em 2023

Dentro dessas mudanças, um público que sofreu impacto foi as mulheres em relação a aposentadoria por idade, pois conforme a regra de transição que tem um acréscimo a cada 6 meses e a cada ano até chegar a 62 anos neste ano.

Já para os homens, a idade está fixa em 65 anos e o tempo de contribuição precisa ser de 15 anos para os dois. É válido informar que o tempo de contribuição neste ano de 2023 é o reflexo do ano de 2021 e 2022.

No primeiro mês deste ano, seguindo a ordem da primeira regra cujo o cronograma de transição é 86/96, a pontuação será pela soma de idade e dos anos de contribuição que subiu, ou seja, agora é 90 pontos para mulheres e 100 pontos para homens.

Já a outra regra é com base nas pessoas de idade mínima mais baixa porém tem um tempo grande de contribuição com o INSS, para quem não sabe a idade mínima para pedir a aposentadoria é com 58 anos (mulheres) e 63 anos (homens).

Veja também: Auxílio-doença 2023 tem novo valor; confira como fazer o cálculo do benefício