Exclusão do Bolsa Família: 5 milhões serão convocados pelo governo

Essa exclusão pode acontecer devido ao pente-fino que está previsto para acontecer no programa social a partir do mês de março. O governo já avisou que os cadastros que não tiverem atualizados podem ser cortados. A ideia principal desse pente-fino é cortar cadastros de pessoas que estão em situação irregulares, ou seja, não tem os requisitos para participar do programa, e assim dar lugar para quem realmente precisa. 

Segundo os dados, mais de 5 milhões de famílias vão passar por essa avaliação.  

Exclusão do Bolsa Família 5 milhões serão convocados pelo governo
É necessário estar com o cadastro atualizado e os cadastros irregulares passar por uma convocação. Imagem: Jeane de Oliveira / Noticiadamanha.com.br

Pente-fino da equipe petista 

A ação do pente-fino irá averiguar os cadastros que estão no CadÚnico, principalmente de famílias unipessoais, ou seja, famílias compostas por apenas uma pessoa, pois durante o governo de Jair Bolsonaro, para a equipe petista esse número saltou para mais de 120% de novos cadastros dessa situação, então houve uma suspeita que alguns desses cadastros possam ser fraudes. 

É válido ressaltar que esse requisito não é eliminatório, no entanto, tem várias pessoas que podem se aproveitar da situação falando que mora sozinho para receber o valor do programa e na verdade ele faz parte de uma família com mais membros. Diante disso, todos passaram por uma entrevista pessoalmente para comprovar a situação atual. 

Veja também: Bolsa Família vai começar do zero em março? Entenda o pente-fino do Cadastro Único

Como não sair do programa Bolsa Família? 

O primeiro passo e o mais importante é que seu cadastro seja atualizado de 2 em 2 anos, para não ocorrer de ele ser excluído. Com esse pente-fino as famílias precisam cumprir alguns requisitos, entre eles: 

  • Ter a inscrição atualizada no Cadastro Único 
  • Situação de extrema pobreza (renda por pessoa de até R$ 105,00) 
  • Situação de pobreza (renda por pessoa de até R$ 210,00) 
  • Pessoas que moram na mesma casa e recebe o Benefício de Prestação Continuada – BPC. 
  • Crianças de até 6 anos, o responsável deve comprovar a vacina e declaração de matrícula. 

O órgão que cuida desse programa compartilhou que todas as famílias que estão com o cadastro em situação irregular podem sair voluntariamente do programa, assim não será mais preciso fazer a convocação e passar pelo pente-fino. Se caso a família querer retornar ao programa irá para a fila dos beneficiários. 

Lembrando que o principio desse pente-fino é para realmente dar lugar as famílias que estão de extrema necessidade precisando e limpar os dados do programa deixando somente os cadastro regulares para o recebimento da verba. Todos os outros fora disso, poderão ser excluídos do programa Bolsa Família.

Veja também: Cancelamento do Cadastro Único será feito pelo aplicativo; saiba quem deve ser afetado