Desodorante caseiro para purificar o ar da casa; aprenda a fazer

Ter um lar cheiroso faz total diferença na rotina de qualquer pessoa, e é nesse contexto que entra o desodorante caseiro: além de deixar a casa com um cheirinho único, ele também oferece inúmeras vantagens.

Atualmente, existem no mercado dezenas de tipos de aromatizadores de ambiente, também chamados de ambientadores. Eles são disponibilizados em vários formatos, tamanhos, preços e aromas. Porém, poder fazer o seu próprio produto, quando quiser, acaba sendo muito mais vantajoso, como será possível notar no decorrer da leitura a seguir.

Desodorante caseiro para purificar o ar da casa; aprenda a fazer
Desodorante caseiro deixa todos os ambientes com um cheirinho único | Imagem: Mimzy / pixabay.com

Dica de desodorante caseiro para a casa

E a boa notícia, para quem ama ter a casa cheirosa, está ligada ao fato de que fazer um desodorante caseiro é uma tarefa extremamente simples, rápida e prática.

Quem quer a casa com um cheirinho suave de rosas, por exemplo, podem apostar nos seguintes ingredientes para criar seu próprio aromatizador:

  • Um borrifador vazio, com saída em spray;
  • Água (o quanto for necessário);
  • Leite de rosas.

Para deixá-lo pronto, basta seguir as instruções a seguir:

  • Encher o potinho do borrifador com água, até onde desejar;
  • Acrescentar um pouco de leite de rosas (o suficiente para chegar em um aroma que agrade);
  • Fechar o borrifador e agitá-lo, a fim de misturar bem estes ingredientes.

E pronto!

Já será hora de pulverizar essa misturinha mágica pela casa, deixando-a com ar fresco e renovador.

Outra ótima opção de desodorante caseiro envolve praticamente os mesmos ingredientes citados acima. No lugar do leite de rosas, porém, utiliza-se algum óleo essencial, como eucalipto, hortelã ou lavanda.

E o passo a passo também é similar. O que muda é a quantidade do ingrediente responsável por dar cheiro à casa, que nesse caso é o óleo: é preciso acrescentá-lo em gotas, sempre tomando cuidado para que o aroma não fique forte demais.

Vale lembrar, também, que alguns óleos, quando usados em uma concentração muito grande, podem causar incômodos respiratórios e irritações na pele. Então, nada de exageros.

Já o leite de rosas precisa de cuidados na hora do uso por que, embora seja um desodorante caseiro perfeito, pode manchar superfícies claras e alguns tecidos. A dica, portanto, é sempre fazer um teste.

Veja também: Você tem algum? 4 aparelhos antigos que vão BOMBAR neste ano

As vantagens de fazer um desodorante caseiro

Além de serem fáceis de preparar, os desodorantes caseiros também oferecem inúmeras vantagens para quem adere a eles.

São produtos extremamente baratos de serem feitos, por exemplo, uma vez que seus ingredientes são de baixíssimo custo, e fáceis de serem encontrados.

A personalização também é marca registrada deste tipo de produto: é possível ter total controle de todos os ingredientes, criando uma fragrância realmente agradável, sem que ela esteja carregada de produtos químicos. Isso sem citar o fato de que até mesmo a embalagem pode ser personalizada.

Há, por fim, a vantagem de que, a depender do desodorante caseiro escolhido, ele também irá contribuir para a saúde e o bem-estar. É o caso, por exemplo, dos desodorantes feitos à base de óleo essencial de hortelã.

Veja também: “Qual Empresa Me Ligou” ajuda a cancelar ligações chatas