Faixa de isenção do Imposto de Renda deve ser ampliada este ano

Até a notícia que todos os brasileiros querem ouvir não sair o assunto continuará sendo comentado. Lula Inácio, presidente do Brasil, informou em sua campanha que uma das promessas é fazer reajuste da tabela do Imposto de Renda, e assim ter a garantia que os trabalhadores que recebem até R$ 5 mil ficaram isentos desse pagamento, no entanto, não foi isso que aconteceu. 

O Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, informou a todos que essa isenção só poderá ser feita de forma gradual para assim poder atingir teto que foi estabelecido pela equipe petista, a boa notícia que recebemos até o momento é que tem chances de essa correção ser feita ainda em 2023.  

Faixa de isenção do Imposto de Renda deve ser ampliada este ano
Luiz Marinho, secretário do Trabalho afirma que esse reajuste deve ser de forma gradual. Imagem: Jeane de Oliveira/ Noticiadamanha.com.br

Isenção do IR 

Dentro da legislação, infelizmente quem hoje recebe acima de um salário-mínimo e meio já é necessário que nesse ano faça a declaração do Imposto de Renda para a Receita Federal, assim Luiz Marinho explicou que essa promessa que Lula fez durante a campanha terá que ser cumprida de forma gradual, “não tem como fazer esse compromisso imediatamente, é necessário construir essa possibilidade”. 

Luiz fez questão de demonstrar ao máximo que esses processos serão feitos com muita responsabilidade e sempre pensando no trabalhador brasileiro e a faixa de isenção de R$ 5 mil será alcançada. Então assim, é necessário que o Governo Federal faça essas correções aos poucos até atingir a meta. 

Correção da tabela do Imposto de Renda 

O que os brasileiros querem é a correção certa da tabela do Imposto Renda e a equipe petista também deseja isso, Luiz Marinho explicou um pouco como funciona esse processo gradual, pois depende dos fatores que estão ligados ao desenvolvimento do Brasil, como por exemplo a economia. 

Luiz afirma que para ter uma correção do Imposto de Renda ainda nesse ano de 2023, é possível somente se a economia do Brasil vier trabalhando, e se caso não conseguir, ano que vem eles continuarão trabalhando em cima disso. 

O que pegou muitos de surpresa foi essa questão, pois durante a campanha de Lula, essas falas de arrumar a tabela do Imposto de Renda criou uma expectativa no brasileiro de que esse ano de 2023 isso já seria possível e não a surpresa de quem ganha apenas um salário e meio ter que declarar o imposto. 

O que está deixando muitos assustados é que infelizmente não tem nenhuma certeza de que esse ano isso possa ser concertado.  

Veja também: INSS amplia consignado; posso fazer um NOVO empréstimo?

Imposto de Renda não passa por atualização 

Infelizmente a tabela do Imposto de Renda não passa por uma atualização desde o ano de 2016, de lá até agora muitas coisas mudaram, principalmente o valor do salário-mínimo, e é por isso que está tendo essa confusão. Recentemente, Lula reafirmou novamente o compromisso com a população e durante a pauta de um evento levantou a questão nos centrais sindicais do Planalto. 

Veja também: Fila de espera do Bolsa Família: descubra o que pode ser feito