Bolsa Família dá direito a CNH de GRAÇA? Entenda o assunto

Atualmente, ter CNH é um privilégio que poucos brasileiros têm, isso por conta dos altos valores cobrados durante todo o processo. Há lugares que para tirar a habilitação AB pode custar quase R$ 4 mil. Tal valor torna o acesso à CNH tão restrito. E a falta do documento muitas vezes, prejudica os jovens quando vão em busca de um emprego – alguns exigem que o candidato seja habilitado – O mesmo vale para concursos, principalmente nas carreiras policiais. Contudo, um projeto promete mudar isso em breve

Imagem do logotipo da CNH Popular
Projeto de Lei garante o acesso gratuito a CNH para inscritos no CadÚnico, confira | Imagem: Jeane de Oliveira / noticiadamanha.com.br

Quem recebe bolsa família poderá ter CNH gratuita

Isso irá ocorrer, porque para participar do programa CNH Social, é preciso que a pessoa esteja inscrita no CadÚnico e, isso, também é critério para fazer parte do bolsa família. Portanto, pode-se afirmar que quem recebe o benefício de transferência de renda do Governo, tem a chance de conseguir a CNH totalmente gratuita. Lembrando que o benefício é destinado para famílias de baixa renda.

No cenário atual, já há um estado brasileiro que possui um programa do nicho, isto é, o Ceará. O Estado criou o programa CNH Popular, para participar dele, é preciso que o beneficiário seja maior de idade e não pode ser analfabeto, além que é obrigatório que ele esteja matriculado formalmente em alguma unidade pública de ensino.

Mas acerca do programa CNH Social, ele ainda está na Câmara dos Deputados, há três anos. O Projeto de Lei ainda precisa ser aprovado por lá, para só então seguir ao plenário. Por isso, no momento, não se sabe ao certo quando o programa será disponibilizado para os brasileiros.

Veja também: Bolsa Família será CORTADO de quem tem carteira assinada?

Como deve funcionar o programa futuramente?

Embora não tenha sido aprovado, já se sabe como ele será moldado. O programa irá fornecer de maneira gratuita aulas teóricas e práticas a fim do beneficiário conseguir tirar sua Carteira de Habilitação junto ao Detran local. E tudo será custeado pelo Governo. No Ceará, por exemplo, caso a categoria escolhida seja a A, o usuário ganha até um capacete. 

Se o Projeto for aprovado e sancionado pelo Presidente da República, os critérios para ter acesso à CNH serão detalhados no CadÚnico. O CadÚnico é praticamente a porta de entrada para todos os demais programas sociais do Governo. Pois por intermédio de tal cadastro, é que a base do Governo consegue saber sua renda mensal e calcular a renda por pessoa. 

Isso é um fator importante, pois ao que tudo indica, para que o beneficiário possa ter direito à Carteira, será necessário que a família seja de baixa renda e a renda por pessoa não pode ultrapassar meio salário mínimo. 

Veja também: Programa CNH Social garante carteira de habilitação GRATUITA para brasileiros; veja como funciona