Weather Catanduva SP , 22 33

Notícia da Manhã

Notícias

 Breaking News

Polícia Ambiental apresentou balanço e resultados de atividades realizadas em 2015

Polícia Ambiental apresentou balanço e resultados de atividades realizadas em  2015
fevereiro 07
04:44 2016

Foram divulgadas os resultados de operações de fiscalização de madeira, pesca, queimadas e incêndios florestais, recursos hídricos, e fauna silvestre.

Em relatório enviado à imprensa no dia 05 de fevereiro, o 4º Batalhão e Polícia Ambiental, sede em São José do Rio Preto,  divulgou os resultados operacionais do ano passado, 2015. Foram relacionadas e pautadas as operações de fiscalização de madeira, pesca, queimadas e incêndios florestais, recursos hídricos, e fauna silvestre.

Foram 223 pátios de madeira e 214 caminhões fiscalizados em rodovias e estradas da região, nas quais resultaram na aplicação de 322 autos de infração ambiental, lavratura de BO/PAmb, além da apreensão de 4.294,3 metros cúbicos de madeiras nativa. A madeira apreendida que não pôde, por força de lei, ser restituída ao proprietário foi destinada a entidades filantrópicas, auxiliando na manutenção e no funcionamento das atividades das entidades beneficiadas.

Com foco nos finais de semana prolongados e período da Piracema, o policiamento aplicou  1.280 autos de infração, lavrados 1.347 BO/PAmb, apreendidos 6.877,95 Kg de pescado, 7.208 embarcações fiscalizadas, das quais 185 apreendidas,88.305 metros de rede, 597 petrechos de uso proibido e 21 pessoas presas em flagrante delito por crimes ambientais decorrentes da atividade de pesca.

Por meio do programa do governo estadual denominado “Corta- Fogo” e durante os meses de maio à outubro, marcados por períodos de baixa umidade do ar, foram registrados 574 focos de incêndios, os quais culminaram na lavratura de 176 autos de infração ambiental. O policiamento também realizou um trabalho de conscientização ostensiva realizando encontro em empresas do setor sucroalcooleiro, além de realizarem a operação “Dominó”, identificando áreas suscetíveis a incêndios.

A fiscalização de recursos hídricos possibilitou a fomentação de políticas públicas, auxiliando na sustentabilidade local. O objeto principal de fiscalização foram os mananciais de abastecimento púbico. Dentre as ações que merecem destaque está a Operação “ENOM”,cujo objetivo foi de fiscalização das Áreas de Preservação Permanente (APP) e de seus entornos pertencentes a mananciais destinados ao abastecimento público.

Com o objetivo de coibir ações de apanha, abate e captura, com identificação das áreas de incidência de caça com direcionamento das patrulhas para combate à atividade irregular, a fiscalização da fauna silvestre fechou 2015 com 1.680 autos de infração ambiental, com apreensão de 7.037 animais, sendo 6.381 aves e 656 outros animais. Foram reintroduzidas em habitat natural 3.596 aves e depositadas 2.856. Com ações cotidianas foram feitas 1.217 fiscalizações de criadores amadoristas de passeriformes registrados no IBAMA.

O  4º Batalhão de Polícia Ambiental realizou ainda a fiscalização de 3.108 propriedades rurais, lavrou 7.935 Termos de Vistoria Ambiental e 3.651 BO/PAmb. Outras atividades que tiveram o auxílio da Polícia Ambiental foram a apreensão de 226 armas de fogo retiradas da posse de caçadores e de outros infratores da lei, além da prisão em flagrante de 125 pessoas e recuperação de 12 veículos roubados ou furtados.

“Os números são altamente satisfatórios na medida em que, agindo dentro rigor da lei, o 4º Batalhão de Polícia Ambiental, dentro de sua missão constitucional, contribuiu para a prevenção da degradação e recuperação de danos ambientais, por meio da execução das ações e atividades operacionais estrategicamente planejadas e orientadas ao bem comum, as quais continuarão no transcorrer do ano de 2016, fazendo com que a Polícia Militar, por meio desta Unidade especializada de Policiamento, reafirme a cada dia seu compromisso com a defesa da vida, integridade física e dignidade das pessoas”, afirmou em nota a corporação.

 

 

Share

About Author

Cleânia Barros

Cleânia Barros

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment