Negócios

Mensagens falsas estão circulando nas redes sociais em nome da Receita Federal

Receita Federal alerta sobre possível golpe.

Em boletim à imprensa, a Receita Federal afirma que a população deve ter cuidado ao receber mensagens no Facebook. Segundo o órgão, estão sendo enviadas mensagens eletrônicas com o falso propósito de atestar que o contribuinte teve sua declaração de imposto retina na malha fina.

“Tais mensagens utilizam indevidamente nomes e timbres oficiais e iludem o cidadão com a apresentação de telas que misturam instruções verdadeiras e falsas, na tentativa de obter ilegalmente informações fiscais, cadastrais e principalmente financeiras. Os links contidos em determinados pontos indicados na correspondência costumam ser a porta de entrada para vírus e malwares no computador”, disse em nota a RF.

As orientações passadas pela Receita são as seguintes:

1. não abrir arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário;
2. não acionar os links para endereços da Internet, mesmo que lá esteja escrito o nome da RFB, ou mensagens como “clique aqui”, pois não se referem à Receita Federal;
3. excluir imediatamente a mensagem.

A Receita federal possui uma página oficial no Facebook que pode ser acessa pelo link> https://goo.gl/aU6BgV. O órgão possui também um canal no Youtube e uma página no Twitter, entretanto, não são um canal de atendimento ao contribuinte, pois esses meios de comunicação são utilizados para divulgar campanhas, dicas e mensagens de interesse da administração, bem como, desenvolver um relacionamento menos formal com os contribuintes.

 

Clique para Comentar

Deixe uma resposta

Topo