Brasil

Jogos sociais com publicidade adulta tem indicação de faixa etária alterada

Norma foi instituída pela ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas.

A partir deste mês, jogos sociais para crianças que tenham a inclusão de merchandising, ganharam nova classificação etária, que agora passa a ter idade mínima de 12 anos para inserção de imagens de produtos e logomarcas de empresas. Segundo o Procon- SP, a medida tem como objetivo, assegurar que as crianças não sejam impactadas por publicidade antes de terem compreensão do que realmente significa uma propaganda.

A nova norma, instituída pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que trata sobre segurança de brinquedos, foi elaborada pelo Comitê Brasileiro de Brinquedos, que fornece diretrizes para a determinação do início da faixa etária. Entre os itens aprovados, se destaca a alteração de +8 para +12 para jogos sociais de estratégia que possuam merchandising de marcas do universo adulto tais como bancos, cartões de crédito, cosméticos, empresas aéreas, automóveis, etc.

O Procon-SP, que participa do comitê desde sua formação,teve um papel importante para a criação e aprovação da norma que é de vital importância, diante da falta de legislação específica sobre o assunto. Esta alteração, que passa a indicar somente para maiores de 12 anos, jogos que contenham publicidade com conteúdo adulto, é baseada em estudos que apontam que até esta idade a criança não possui ferramentas necessárias para distinguir o real do lúdico, podendo ser facilmente induzida ao consumo.

Fonte: Procon- SP

Clique para Comentar

Deixe uma resposta

Topo